O Indicador de Nível de Atividade (INA) da indústria paulista registrou (0,0%) no mês de agosto em relação a julho, na série com ajuste sazonal.
Para a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) o resultado significa que a atividade industrial ficou “estável”, resultado de (+0,1%) nas vendas e resultados negativos nas horas trabalhadas na produção (-0,2%) e no nível de utilização da capacidade instalada – NUCI (-0,2 p.p.).
Os salários médios reais também apresentaram redução no mês de agosto (-0,4%), ainda que não compõem o INA, de acordo com os dados divulgados pela Fiesp na terça-feira (1/10).
Com a economia no fundo do poço, o governo não apresenta qualquer política para estimular o setor.
Segundo José Ricardo Roriz Coelho, 2º vice-presidente da Fiesp, “a liberação de recursos do FGTS e PIS-Pasep não serão suficientes para uma retomada mais consistente da atividade econômica”.
O desemprego atinge mais de 12 milhões de brasileiros e cresce o trabalho informal, precário, atingindo cerca de 40 milhões de brasileiros, com a renda apertada, sem crédito e sem direitos.
No acumulado do ano, de janeiro a agosto, a produção industrial brasileira caiu 1,7%, segundo o IBGE. São Paulo, o maior parque industrial do país, responde por cerca de 30% da produção nacional.
Como registrou o Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi), ao analisar o resultado da produção industrial de agosto, divulgado pelo IBGE, “na indústria de transformação, a virtual estabilidade de +0,2% em jan-jun/19 vai dando lugar a um declínio: -0,4% em jan-ago/19”.
Para o Iedi, “dificilmente deixaremos de ter um ano frustrante para a indústria. Sua recuperação perdeu massa crítica e o ano pode terminar em mera estagnação ou até mesmo no negativo. Projeções do Boletim Focus do Banco Central já apontam para uma queda de -0,5% da produção industrial no acumulado do ano”.
O Sensor da Fiesp para setembro indica queda da atividade industrial paulista. “As variáveis que mais contribuíram para o recuo do Sensor foram os estoques que atingiram 46,5 pontos, permanecendo acima do nível desejado e a variável de vendas, marcando 49,3 pontos, o qual indica retração das vendas para o mês”.