A aprovação de Lula era de 52% em setembro e agora é de 50%
Pesquisa Atlas divulgada na terça-feira (21) indica 50% de aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), enquanto 47% dos entrevistados disseram que desaprovam o desempenho do atual mandatário. Outros 3% não sabem. Em setembro, 52% disseram aprovar o desempenho do presidente, enquanto 46% desaprovavam.
Já em relação a avaliação do governo, as avaliações negativas apareceram, pela primeira vez, acima das positivas: 45% consideram o governo ruim/péssimo e 43%, ótimo/bom, o que caracteriza empate técnico segundo a margem de erro. Ao mesmo tempo, 11% avaliam o governo como regular, e 1% não sabe.
O resultado do levantamento revela que a demora na retomada do desenvolvimento econômico, provocada, entre outros fatores, pelos juros altos praticados pelo Banco Central, atualmente, em termos reais, os mais elevados do mundo, parece estar provocando uma piora no humor da população.
O próprio presidente Lula tem demonstrado que precisa acelerar as medidas de seu governo para que a roda da economia volta a girar mais rapidamente.
Na pesquisa anterior, realizada em 23 de setembro, 44% dos entrevistados apontaram o governo como ótimo/bom e 42%, como ruim/péssimo; 16% consideravam regular e 1% não sabiam. A pesquisa entrevistou 5.211 pessoas e tem margem de erro de 1 ponto percentual para cima ou para baixo. Ela foi colhida entre os dias 17 e 20 de novembro.