O artista irlandês Jim Fitzpatrick, autor de um dos mais afamados ícones de Che Guevara, um trabalho sobre a foto de Alberto Korda, agora apresenta uma arte em homenagem a Ahed Tamimi, palestina que se encontra em uma das prisões israelenses, após ter reagido com um tapa à invasão de sua casa por soldado da ocupação israelense nos territórios palestinos.
“Ahed Tamimi, para mim, significa a nobreza diante da opressão. A força de onde ela tira essa coragem, está repercutindo mundialmente. Nós irlandeses conhecemos a ocupação por muito tempo. Espero que a da Palestina dure menos”, afirmou Fitzpatrick.
A destemida atitude de Tamimi se deu quando este soldado entrou no quintal de sua residência, logo depois de seu primo, Mohamed Tamimi, ter recebido um tiro de bala de aço coberta de borracha (são as usadas pelos israelenses para reprimir manifestações civis nos territórios palestinos). O tiro, a curta distância, fez o seu primo perder parte do crânio.
Tamimii, de 15 anos de idade está presa e até agora não aconteceu seu julgamento. O seu gesto está tendo repercussão mundial pois expressa a indignação contra a ocupação da Palestina, incluindo a barbárie repressiva dos instrumentos utilizados para sua manutenção.
Israel mantém em seus cárceres, segundo a organização israelense de direitos humanos, B’tselem, 5.881 presos. Dos quais 2047, sem julgamento. A organização aponta ainda que o número de menores detidos é de 313.