“Logo voltarei com mais força e energia para seguir trabalhando”, afirmou o presidente boliviano, Evo Morales, já a bordo de um avião da Força Aérea Mexicana rumo ao México.
A emoção tomou conta do ministro do Exterior do México, Marcelo Ebrard, ao declarar, às 00:03 desta terça-feira, dia 12,: “Já decolou o avião da Força Aérea Mexicana com Evo Morales a bordo. De acordo com as convenções internacionais vigentes está sob proteção do México. Sua vida e integridade estão a salvo”.
Em sua mensagem aos bolivianos, Evo agradeceu ao governo mexicano: “Irmãs e irmãos, parto rumo ao México, agradecendo pelo desprendimento do governo deste povo irmão que nos brindou asilo para cuidar de nossa vida. Me dói abandonar o país por razões políticas, mas sempre estarei a disposição. Logo voltarei com mais força e energia para seguir trabalhando.”
Também ressaltou o apoio popular em Cochabamba que lhe garantiu a sobrevivência e integridade física logo após o golpe de estado.
A Secretaria de Relações Internacionais do México informa que o avião onde está Evo realizou na madrugada uma parada técnica para reabastecimento. Segundo o La Jornada o SRE não informa o local onde esta parada se realiza, mas o portal acredita que o país que recebeu o avião mexicano foi o Paraguai, uma vez que o governo peruano recusou permissão para que o avião com Evo a bordo atravessasse o espaço aéreo do país vizinho.
Veja mais matérias sobre as etapas do golpe contra Evo e seu governo, as condenações mundiais e a resistência popular ao crime dos fascistas Mesa e Camacho, que encabeçam os golpistas no link:
Assista ao vídeo com a declaração de Evo ao partir rumo ao México: