Brigadeiro Marcelo Damasceno, comandante da Aeronáutica, informou que o Brasil tem capacidade para buscar 500 pessoas por semana
Após o adiamento, causado pelos bombardeios ordenados por Benjamin Netanyahu no Líbano, o avião da Força Aérea Brasileira (FAB), enviado pelo governo e que fará o primeiro voo de repatriação de brasileiros no Líbano, chegou a Beirute, capital libanesa, às 11h22 (horário de Brasília) neste sábado (5). Desde a segunda-feira passada (23), o Itamaraty discute a necessidade de uma operação de repatriação.
Após duas horas no solo libanês, o avião levantou voo em direção a Lisboa e depois dirige-se diretamente para o Brasil.
A aeronave partiu de Lisboa no início da manhã, e fará uma parada técnica na capital portuguesa antes de seguir rumo ao o Brasil. A previsão de chegada em território brasileiro é na manhã de domingo (6), na Base Aérea de Guarulhos (SP). 229 pessoas se preparam para embarcar no voo, das quais 10 são crianças de colo. Além de dois animais que viajam na cabine do avião e um terceiro no porão. O brigadeiro Marcelo Damasceno, comandante da Aeronáutica, informou que o Brasil tem capacidade para buscar 500 pessoas por semana no Líbano.
Após a chegada ao Brasil, a aeronave retornará para buscar uma nova lista de cidadãos que pediram ajuda do governo federal para deixar a zona atacada pelo regime de Israel. A aeronave, do modelo KC-30, que faz parte da operação de resgate batizada de Raízes do Cedro decolou da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, na madrugada de quarta-feira (2).
Ao todo, quase 3 mil pessoas demonstraram disposição para voltar ao Brasil. A maioria é de moradores do Vale do Bekaa e da capital, Beirute. O Ministério das Relações Exteriores (MRE), por meio da embaixada em Beirute, segue em contato com os brasileiros que estão em território libanês para organizar novas operações de repatriação.
Os ataques de Israel têm atingido civis e já causaram a morte de mais de mil pessoas, a maioria civis. Dois jovens brasileiros foram assassinados pelas bombas israelenses. Na madrugada deste sábado (5), as hordas israelenses tentaram uma nova invasão do Líbano por terra. O Exército libanês vem repelindo as forças israelenses que tentavam se infiltrar em cidades do sul do país. Beirute vem sendo bombardeada quase diariamente por Israel.