Aziz defende na CPI que Congresso destine verba extra para Butantan e Fiocruz

Senador Omar Aziz (PSD-AM), presidente da CPI da Pandemia. Foto: Pedro França - Agência Senado
Esses recursos sairiam das emendas impositivas ao orçamento, dos 513 deputados e 81 senadores, para o Instituto Butantan e a Fiocruz “aumentar [o orçamento] e também para ajudar na pesquisa destas instituições

O presidente da CPI da Covid-19 no Senado, Omar Aziz (PSD-AM) propôs, nesta terça-feira (29), que os congressistas — deputados e senadores — aportem recursos das emendas impositivas que têm direito no orçamento federal, a fim de contribuir para financiar pesquisas no Instituto Butantan e Fiocruz (Fundação Osvaldo Cruz).

“Hoje, nós estamos dependendo do Butantan, [que] está produzindo a CoronaVac, mas também tem que produzir a H1N1 e outras vacinas que o governo federal compra que são entregues nas unidades básicas de saúde Brasil afora, quer dizer, é uma quantidade enorme que nós temos”, comentou o senador Omar Aziz na CPI.

“O governador de São Paulo [João Doria] informou que ia aumentar e, no final do ano, ia ter uma nova planta, mas eu acredito que [uma proposta da] CPI tem que estar no relatório final. Se cada parlamentar, dos 513 deputados e mais 81 senadores, cada um de nós der R$ 500 mil das nossas emendas impositivas, metade para o Butantan e metade para a Fiocruz para aumentar e também para ajudar na pesquisa, nós estaríamos fazendo uma grande contribuição ao Brasil”, disse.

São “R$ 500 mil do que a gente recebe [para aportar] não vão fazer falta e estarão ajudando indiretamente todos os municípios e Estados brasileiros, se nós fizermos isso”, disse Aziz.

A CPI da Covid-19 ouve, nesta terça-feira, o deputado estadual do Amazonas Fausto Vieira dos Santos Junior (MDB), relator da CPI da Saúde da Aleam (Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas).

No depoimento, o parlamentar deve dar detalhes sobre desvios de verbas públicas destinadas ao combate da pandemia e irregularidades na compra de ventiladores pulmonares e na construção do hospital de campanha Nilton Lins, em Manaus.

A CPI, instalada em 27 de abril no Senado, tem o objetivo de investigar as ações, omissões e inações do governo federal sob o presidente Jair Bolsonaro na gestão da pandemia da Covid-19.

RELATOR DO ORÇAMENTO

“Então, isso eu acho que o próximo relator do Orçamento [federal], tratando isso com o presidente do Senado [Rodrigo Pacheco (DEM-MG)] e com o presidente da Câmara [Arthur Lira (PP-AL)], para que nós possamos demonstrar claramente que nós queremos contribuir para a ciência, para a pesquisa e para o Butantan”, defendeu Omar Aziz.

E acrescentou: “O Butantan, hoje, e a Fiocruz servem o Brasil todo, correto? E eu acho que nós, parlamentares, que somos representantes do Brasil todo, temos que dar essa contribuição imediatamente no próximo Orçamento”; “no próximo Orçamento”, enfatizou. “Não custa nada”, destacou.

“Olha, muitos de nós, parlamentares, ajudamos aqui aquele hospital [Sarah Kubitschek] para reabilitação aqui em Brasília. Outros ajudam em Barretos, que tem aquele hospital do câncer, não é isso? Tem um hospital do câncer em Barretos?”.

M. V.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *