O candidato a prefeito de Salvador Bruno Reis (DEM), atual vice de ACM Neto, afirmou que pretende implantar em sua gestão o sistema BRT para resolver o histórico problema de transporte público da cidade.
O candidato que lidera as pesquisas de intenções de voto, participou de sabatina do UOL e Folha de São Paulo transmitida na terça-feira (13) e disse que sua proposta, além de resolver um problema de mobilidade, também faz parte de um planejamento urbano.
“O BRT é muito mais do que uma obra de transporte público”, afirmou. “Vai atender um universo de 350 mil habitantes, e vai resolver o problema de alagamento da região”, completou. A implantação do BRT (Bus Rapid Transport) em Salvador é projeto da atual gestão desde 2018 e tem levantado discussões com setores ambientais e sociais da cidade – chegando a ter trechos de obras suspensos por passar em áreas de fauna preservada.
Questionado sobre o impacto ambiental, o candidato afirmou que qualquer obra da gestão terá compensação – prometendo plantar mais de 1.700 árvores no entorno.
Desemprego
Reis afirmou que diante da crise econômica e da pandemia, que elevaram os níveis de desemprego do país, “os desafios do próximo prefeito de Salvador se tornaram ainda maiores”.
“Salvador tem um problema grave de desigualdade e só vamos resolver isso gerando emprego e renda”, disse o candidato, prometendo tratar a questão como política pública.
Saúde
Questionado sobre um dos principais problemas da cidade, que é o acesso à saúde, o candidato se apoiou nos programas desenvolvidos pela atual gestão: “Salvador tinha uma UPA e agora tem 10. Construímos o primeiro hospital da cidade”.
Caso eleito, Bruno Reis afirmou que tem como principal proposta estabelecer parcerias com hospitais e clínicas privadas para melhorar o acesso ao atendimento especializado e exames.