A ginasta e campeã olímpica Rebeca Andrade é a número 1 do mundo em 2022. Na última quinta-feira (11), a brasileira voltou a se apresentar no solo ao som de “Baile de Favela”, música que acompanhou sua apresentação na medalha olímpica, depois de 10 meses sem utilizá-la.
Esse reencontro também fez com que ela voltasse para a disputa do individual geral, e simplesmente liderasse o primeiro dia do Campeonato Brasileiro de ginástica artística.
Com 56,734 pontos somados, a campeã olímpica conseguiu conquistar o melhor somatório do ano entre todas as ginastas que são elegíveis para o Mundial de Liverpool, que está marcado para acontecer em outubro. Justamente por conta dessa pontuação que ela acabou desbancando as rivais e assumindo o posto de número 1 do mundo.
É importante destacar que na ginástica artística não existe um ranking oficial, uma vez que as competições possuem critérios de julgamento um pouco diferentes, ainda que todas sigam o código de pontuação da Federação Internacional de Ginástica (FIG). Por conta disso, ainda que não seja tão preciso, é possível ter uma noção com as notas em diferentes competições no ano.
“Acho que o resultado é consequência do trabalho. A gente está aqui para fazer nosso melhor, para sair satisfeita da competição independente da medalha ou não. Tenho certeza de que fiz o meu máximo, e todas as meninas da minha equipe também”, analisou a ginasta logo depois do encerramento do primeiro dia de competições.
Em 2022, uma única ginasta superou o somatório de Rebeca Andrade em 2022. Viktoria Listunova foi campeã russa com 58,033 pontos. No entanto, a Rússia está suspensa das competições internacionais por causa do conflito na Ucrânia e não vai ao Mundial. Assim, Listunova não entra no ranking das favoritas ao pódio em Liverpool.
No próximo sábado (13), às 18h30, Rebeca Andrade volta à Arena de Esportes da Bahia, em Lauro de Freitas, para o segundo e decisivo dia do Campeonato Brasileiro. Ela é favorita a pelo menos três ouros e pode sair da competição com cinco medalhas.