Banco do Brasil anuncia fechamento de agências e demissão de 5 mil funcionários

Foto: Agência Brasil

Em pleno agravamento da pandemia no país e uma crise econômica e social sem precedentes, o Banco do Brasil pretende demitir 5 mil funcionários com a abertura de dois Programas de Demissões Voluntárias (PDV), anunciados nesta segunda-feira.

O banco também anunciou o fechamento de 361 unidades, entre agências, postos de atendimento e escritórios, que será implementado no primeiro semestre de 2021.

O programa que pretende desligar até 5 mil funcionários está sendo chamado Programa de Desligamento Extraordinário (PDE), e é disponível a todos os trabalhadores que atenderem aos pré-requisitos.     

A outra modalidade, chamada de Programa de Adequação de Quadros (PAQ), pretende, segundo o banco, otimizar a distribuição da força de trabalho, equacionando as situações de vagas e excessos nas unidades do banco, com transferências para outras unidades, mas também permite a opção de desligamento.

Os dois programas têm limite de adesão até 5 de fevereiro e os incentivos variam de acordo com as condições estabelecidas por cada programa e pelas condições de cada funcionário.

Com essas medidas, o banco espera obter uma economia líquida de anual de R$ 2,7 bilhões até 2025 com despesas administrativas, sendo R$ 353 milhões apenas em 2021.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *