
O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, disse que, com a vitória de Lula nas eleições, “venceram a democracia, a civilidade” e o respeito à Constituição.
“Saem de cena o grotesco, a barbárie e a intimidação como elementos indissociáveis do exercício cotidiano do poder; e a violação sistemática das leis e da Constituição como método de governar e como atalho para o atingimento de objetivos políticos e pessoais”, publicou Barbosa em suas redes sociais.
Para ele, “venceram a Democracia, a civilidade, a reverência às normas consensualmente estabelecidas para reger o bom funcionamento da sociedade”.
“Parabéns a Lula, a Alckmin e aos governadores democraticamente eleitos neste domingo. E, claro, ao povo brasileiro”, completou.
Joaquim Barbosa foi relator, no STF, do processo do chamado “mensalão”, que condenou parte da cúpula petista. Durante as eleições, ele declarou apoio a Lula e seu vídeo foi usado nas propagandas eleitorais.
O ex-ministro diz que Jair Bolsonaro “não é um homem sério” e “não serve para governar um país como o nosso”.
“Nas grandes democracias, Bolsonaro é visto como um ser humano abjeto, desprezível, uma pessoa a ser evitada. Esse isolamento internacional é muito ruim para o nosso país, nós perdemos muitas oportunidades com isso”, comentou.