O presidente eleito da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban, cobrou uma redução mais célere e afirmou que o Banco Central (BC) “exagerou” ao elevar a taxa básica de juros da economia (Selic), que permaneceu fixada em 13,75% de agosto de 2022 até agosto deste ano.
Alban, em entrevista ao site Poder360, ao avaliar que o BC “errou” em manter a taxa Selic em um patamar tão alto durante este tempo, cobra mais celeridade no ritmo de queda da taxa, que hoje está 12, 75% ao ano.
“Que o Banco Central, seguramente ao nosso ver, exagerou no remédio, exagerou no remédio!”, criticou Alban. “Então, falando sem nenhum tipo de preconceito, nenhum tipo de ideologia, eu tenho certeza, sim, que nós precisamos ter uma forma mais célere de reduzir a taxa de juros”, declarou.
Após ser vice-presidente da entidade por cinco anos, desde 2018, Ricardo Alban assumirá o comando da CNI no próximo dia 31 de outubro. Além de empresário e sócio-diretor da Biscoitos Tupy (uma fábrica de alimentos baiana) também exerceu desde 2014 o cargo de presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb).
Alban também fez críticas ao spread bancário, definido como a diferença entre a taxa de juros cobrada pelas instituições financeiras e o custo financeiro de captação dos recursos, ou seja, esta taxa tem que cobrir todos os custos operacionais e ainda gerar lucros para os bancos.
Em agosto, o spread bancário médio no crédito livre estava em 32,3 pontos porcentuais, segundo dados do BC. Para pessoas físicas, o spread se encontrava em 46,4 pontos porcentuais. Já para pessoa jurídica, o spread médio ficou em 11,6 pontos porcentuais no período.
Para Alban, o spread em patamares tão elevados atrapalha a indústria. “Além da Selic, é o spread bancário, que está absurdamente caro… Quando nós conseguirmos ter um spread bancário acima de 2%, 3% ao ano será um motivo de comemoração. Hoje é inadmissível você pensar de um modo geral um spread abaixo de 1% ao mês”, criticou o presidente eleito da CNI, que defende uma discussão “séria” sobre este tema.