Nesta quarta-feira (7) a brasileira Beatriz Haddad Maia realizou um feito histórico e está na história do tênis brasileiro. A paulista venceu, de virada, a tunisiana Ons Jabeur por 2 sets a 1 (3/6, 7/6 (5) e 6 a 1) e está na semifinal de Roland Garros.
Com a classificação às semifinais, Bia Haddad se igualou mais uma vez a Maria Esther Bueno, que foi a última brasileira a chegar nessa fase em um Grand Slam, no caso o US Open, em Nova York, também em 1968. Na próxima semana, Bia deve aparecer no top 10 do ranking da WTA.
“Desde o começo da minha carreira, eu passei por muitas barreiras. Tudo na minha carreira foi aos poucos, nunca fui rompedora, estou muito feliz, ainda mais porque a Ons é uma jogadora que respeito muito. Fui muito disciplinada. Eu tô muito feliz, estou vindo um sonho, trabalhei duro para estar aqui”, declarou Bia.
Haddad Maia continues to rewrite history ✨🇧🇷
She becomes the first Brazilian woman to reach the #RolandGarros semifinals in the Open Era after her 3-6, 7-6(5), 6-1 win against Jabeur.
Watch the highlights 👇 pic.twitter.com/7yVZSmTqKE
— Roland-Garros (@rolandgarros) June 7, 2023
“Tenho consciência da história que faço para o tênis feminino brasileiro. Eu estava séria no final do jogo porque foi um jogo duro e eu nunca tinha ganho dela. Estou muito feliz com a vitória de hoje, mas seguirei com os pés no chão. Eu sempre fui lutadora. Há infinitas razões para pensar nas coisas difíceis, na minha vida foi assim tb. Eu sempre que enfrentei um momento difícil, pensei, estou passando por isso por algum motivo. É racional para mim. Baixar a cabeça nunca é uma opção. E por sermos sul-americanos é bem mais difícil”, continuou Bia Haddad na coletiva de imprensa depois da partida.
A carinha da Bia quando ela percebeu que tinha escrito HISTÓRIA em #RolandGarros. 🥹
De virada, contra uma adversária difícil, número 7 do mundo. Aulas! Você é GIGANTE, Bia Haddad Maia! 🙌🙌👏👏👏pic.twitter.com/Y5Dxrf2Cah
— Jogos Olímpicos (@JogosOlimpicos) June 7, 2023
Bia vai enfrentar a polonesa Iga Swiatek na semifinal. A rival é a atual número 1 do mundo, mas a brasileira conta com um histórico recente ao seu favor. No ano passado, no WTA 1000 de Toronto, Bia venceu a líder do ranking no único jogo entre as duas. A partida será nesta quinta-feira (8), por volta de 11h.
O JOGO
Bia cresceu na partida, que foi seu maior desafio até aqui, depois de perder o primeiro set por 3/6. Na sequência, porém, Bia venceu por 7/6 no tie-break e empatou o duelo contra a ex-número 2 do ranking da WTA Jabeur, em um jogo firme e acirrado.
No terceiro set, Bia foi impecável no início e aplicou logo 3 a 0 para cima da adversária, mas a tunisiana, aos poucos, começou a aparecer mais. Apesar de ter assustado em uma série, Bia não se esquivou e fechou a partida em 6/1.
Foi o terceiro confronto entre as tenistas. O primeiro aconteceu há sete anos, em um torneio menor, em Joue-Les Tours, na França, e o segundo foi há dois meses, no WTA 500 de Stuttgart, onde Ons Jabeur venceu pelo placar de 6/3 e 6/0.