A presidente nacional do PCdoB analisou que a eleição de Arthur Lira para a presidência da Câmara “é reflexo da interferência do executivo, com liberação de emendas e outras negociações”
A vice-governadora e presidente nacional do PCdoB, Luciana Santos, avaliou que a oposição saiu fortalecida após a disputa para a presidência da Câmara em que Arthur Lira (PP-AL) venceu a eleição.
“A candidatura apoiada por Bolsonaro venceu a eleição para a Presidência da Câmara dos Deputados. Mas a oposição sai fortalecida desse processo, mais unida para enfrentar os desafios que se apresentam diante da crise profunda que atravessamos”, afirmou Luciana pelas redes sociais.
A presidente do PCdoB apontou que a “eleição da Câmara contribuiu para a formação de um bloco amplo de oposição ao governo Bolsonaro, reunindo parlamentares de direita, centro-direita, centro-esquerda e esquerda”. “Um exercício vital para o enfrentamento a este governo e suas políticas de desmonte do país”, prosseguiu.
Luciana assinalou que o “resultado da disputa é reflexo da interferência do executivo, com liberação de emendas e outras negociações. Isto abala a independência entre os poderes e fragiliza a democracia”.
“O PCdoB tem lado. O lado do povo e do Brasil. Na noite de hoje [segunda-feira (1º de fevereiro)] fizemos o bom combate. A atuação da nossa bancada foi irrepreensível. Reafirmamos o compromisso de trabalhar cotidianamente para a construção de uma ampla frente política e social em oposição ao governo Bolsonaro”.
“A bancada do PCdoB continuará na linha de frente da trincheira da luta pela defesa da vida, da democracia e dos direitos no nosso povo. Sigamos! #ForaBolsonaro”, concluiu Luciana Santos.