
O deputado bolsonarista Luiz Philippe de Orléans e Bragança (PL-SP) sugeriu aos Estados Unidos uma lei para interferir em outros países e não permitir a realização de eleições por meio das urnas eletrônicas.
Ele insinuou que as urnas eletrônicas no Brasil foram fraudadas, ignorando todos os estudos e análises que foram feitas sobre elas.
“Não seria o caso dos EUA banir as urnas eletrônicas e propor isso como uma solução de reconhecimento de eleições em outros países?”, propôs o parlamentar supostamente brasileiro.
Segundo Luiz Philippe, “alguns Estados dos EUA estão adotando esse mesmo modelo e obtendo os mesmos problemas que nós temos no Brasil”.
Em sua fala, o deputado bolsonarista não mencionou que o presidente dos EUA, Donald Trump, acusa de fraude as eleições de 2020, que foram realizadas com cédulas em papel.
Luiz Philippe falou que vê legitimidade no Judiciário dos EUA, mas não de outros países.
“É por isso que [vejo] uma lei banindo sistemas eletrônicos e o não reconhecimento pelos Estados Unidos de países que os utilizam como sendo uma medida importante, uma baliza importante para diversos países”, continuou.
O discurso foi feito em uma reunião da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional que recebia um ex-secretário de Trump que, sem mostrar nenhuma prova, acusa o governo do ex-presidente Joe Biden de ter ajudado Lula nas eleições de 2022.