Estagnação do “mito” nas pesquisas está dando ataque de nervos na milícia. “Vamos invadir o congresso e o STF! Presidente Bolsonaro conta com todos nós!! [sic]”, dizem as mensagens disparadas em massa por órgão oficial de comunicação do governo do Paraná
Moradores do Paraná e de outras regiões do país denunciaram que começaram a receber neste sábado (24) mensagens de canais oficiais do governo do estado com mensagens pró-Bolsonaro e de ataque ao Congresso e ao Supremo Tribunal Federal (STF). Os episódios começaram a ser relatados já pela manhã e se referem, aparentemente, a um texto único, encaminhado por SMS entre a noite desta sexta (23) e a madrugada de sábado (24).
A mensagem com as ameaças que chegou aos celulares diz: “Vai dar Bolsonaro no primeiro turno! Senão, vamos a rua para protestar! Vamos invadir o congresso e o STF! Presidente Bolsonaro conta com todos nós!! [sic]”. Nas redes sociais, o tema já está presente. Alguns usuários do Twitter afirmam ter recebido o texto com a identificação do Detran. Mas também há relatos de envios pelo canal da Polícia Civil.
Em muitos posts, o número do remetente – 28523 – foi associado ao sistema do PIÁ (Paraná inteligência Artificial), plataforma que concentra consulta e acesso a centenas de serviços digitais do governo. O programa foi desenvolvido pela Celepar e lançado em junho de 2019 por Ratinho Jr. como uma espécie de “canal de diálogo” com a população. No Instagram, usuários de outros estados, como São Paulo e Rio Grande do Norte, afirmaram também ter recebido o conteúdo.
A assessoria do governo de Ratinho Junior (PSD) admitiu o envio de mensagens golpistas pró-Bolsonaro. A gestão do governador paranaense atribuiu a responsabilidade do disparo das mensagens a uma empresa terceirizada, informa o The Intercept Brasil.
Em nota, o governo do Paraná disse ter determinado à Celepar uma apuração “célere junto a seus parceiros para responsabilização desse fato lamentável”. “O fato ocorreu a partir de uma empresa terceirizada e ela já foi notificada pela Celepar”, disse o governo, que repudiou “qualquer tentativa de uso político ou manifestação antidemocrática”.
A campanha do ex-presidente Lula informou que vai à Justiça para barrar o disparo em massa de mensagens de SMS com as ameaças golpistas caso Jair Bolsonaro não seja reeleito. “Estão usando desesperadamente a base de dados do governo do Paraná. Mas devem estar usando a base de dados do governo federal também, fazendo a integração”, alertou à coluna a presidente do PT, deputada Gleisi Hoffman, que é paranaense.
“Recebemos de usuários de Instagram de outros estados o aviso de que receberam o mesmo conteúdo pelo canal oficial”. A deputada lembra que o cadastro da CNH do Paraná e outros estados se ligam com o cadastro nacional. A deputada lembra que o cadastro da CNH do Paraná e outros estados se ligam com o cadastro nacional.