Bolsonaristas são derrotados nas eleições de Iguaba Grande

Comitê do PSL estava aberto irregularmente durante o período eleitoral - Foto: RC24H

O candidato bolsonarista para a Prefeitura de Iguaba Grande, suboficial Washington Tahim (PSL), foi derrotado por Vantoil Martins (Cidadania) nas eleições suplementares realizadas neste domingo (02).

Iguaba Grande é uma cidade do estado do Rio de Janeiro com pouco mais de 20 mil habitantes. Eleições suplementares foram convocadas após a cassação da antiga chapa eleita. Vantoil foi eleito com 5.118 votos, contra 3.186 do bolsonarista.

Essa é a primeira eleição que o PSL disputa desde a vitória de Jair Bolsonaro no pleito de 2018. Para ela, o partido não mediu esforços, mas mesmo assim foi derrotado.

Um banner foi colocado na entrada da cidade com a imagem de Jair Bolsonaro. Flávio Bolsonaro, o filho de Jair Bolsonaro que é investigado por um esquema de corrupção dentro de seu antigo gabinete na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) e preside o PSL no estado, telefonou para todos os parlamentares cariocas do partido para que declarassem apoio à Washington Tahim.

Vídeos declarando apoio ao suboficial foram gravados por Flávio e pelo vice-presidente da República Hamilton Mourão. Na véspera da eleição, seis parlamentares do PSL foram até Iguaba Grande para fazer campanha para Washington.

Após a vitória, Vantoil afirmou que a campanha de Washington estava “muito forte nas redes sociais e, na nossa concepção, abusaram das fake news”.

CRIME ELEITORAL

Durante a eleição de domingo, o comitê de campanha do candidato à Prefeitura de Iguaba Grande, Washington Tahim, do PSL, foi lacrado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Justiça Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) por crime eleitoral.

O local não poderia funcionar já a partir das 22h de sábado (1).

“Nós estamos fechando o comitê, pois não poderia estar aberto. Hoje é dia de eleição e não poderia ter mais nada. Isso aqui é o centro da propaganda”, informou a dra. Maíra Veiga, juíza de Iguaba Grande.

Todos os comitês de campanha dos demais candidatos respeitaram a determinação do TRE e permaneceram fechados.

As equipes do MP/GAP, PCERJ-CORE, PRF e Polícia Federal também acompanharam a ação do TRE-RJ.

Em suas redes sociais, Washington já declarou apoio à ditadura militar e publicou um cartaz em comemoração ao golpe de 1º de abril de 1964. Além disso, afirmou que “o Brasil precisa de uma guerra” para que o Exército passe a ser “motivo de orgulho para o povo”.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *