O ex-presidente Jair Bolsonaro tinha conhecimento sobre a produção e divulgação de uma carta que pressionava o ex-comandante do Exército, general Freire Gomes, a aderir ao golpe, mostram provas obtidas pela Polícia Federal.
A “Carta ao Comandante do Exército de Oficiais Superiores da Ativa do Exército Brasileiro” foi divulgada no dia 29 de novembro de 2022, período em que Jair Bolsonaro se movimentava para tentar impedir a posse de Lula e permanecer ilegalmente no poder.
A Polícia Federal analisou os dados e mensagens dos celulares do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid, e dos tenentes-coronéis Sergio Cavaliere e Ronald Ferreira na investigação e concluiu que Jair Bolsonaro tinha conhecimento da carta criminosa que estava sendo produzida.
No dia 26 de novembro, Mauro Cid pediu para Sergio Cavaliere conversar com o coronel Anderson Moura sobre a carta golpista.Cavaliere respondeu: “Falei com ele. 01 sabe disso?”. E Mauro Cid confirmou: “Sabe…”.
Em depoimento à Polícia Federal, Cavaliere confirmou que 01 era uma referência a Jair Bolsonaro e que, naquela conversa, queria saber se o então presidente sabia sobre a carta.
Mais tarde, em 29 de novembro dia seguinte à divulgação da carta, Cavaliere enviou uma mensagem para Mauro Cid que mostrava que o Comando Militar Sul era contrário à adesão de militares da ativa à movimentação golpista.
Mauro Cid então fala que isso “já era o esperado”. Cavaliere comentou: “espero que o presidente não esqueça dos que estão indo para o sacrifício”.
O ajudante de ordens Mauro Cid respondeu com um áudio dizendo que “ele mesmo sabe que é isso, né. Ele tomou vinte dias de cadeia quando era capitão porque escreveu carta à Veja. (…) Ele se fodeu a vida toda, então ele sabe o que que é”.
Na avaliação dos investigadores, “as trocas de mensagens evidenciam que a confecção e disseminação da carta com teor golpista, assinada por oficiais do Exército, era de conhecimento e anuência do então presidente da República, sendo uma estratégia para incitar os militares e pressionar o Comando do Exército a aderir à ruptura institucional”.
A própria carta foi escrita para “provocar uma ruptura institucional” e “manter o então presidente Jair Bolsonaro no poder”, aponta a PF.
A investigação ainda revelou que o grupo de militares bolsonaristas se reuniu no dia 28 de novembro para discutir o teor da carta que seria divulgada. Após a reunião, o documento passou a ser divulgado pelo blogueiro bolsonarista Paulo Figueiredo nas redes sociais e na Jovem Pan. Figueiredo participou da ação para “expor” Freire Gomes e outros militares contrários ao golpe.
A Carta escrita pelo grupo golpista dizia, em um contexto de afronta às ações do Supremo Tribunal Federal (STF), que “não existe instituição ou poder constituído que possam se colocar acima da lei e da ordem democrática”.
“Covardia, injustiça e fraqueza são os atributos mais abominados para um Soldado. Nossa nação, aquela que entrega os maiores índices de confiança às Forças Armadas, sabe que seus militares não a abandonarão”, continua.
Palhaçada da imprensa ordinária e fantasiosa. Todos esquerdistas que mamam na teta do governo. Todos mal preparados profissional mente, corrompidos.Em um país decente iam morrer de fome se morarem na casa do papai
Você acha que pode passar por cima dos fatos com xingamentos. Pois é, não pode. É verdade que os fascistas e nazistas fizeram isso. Mas em outras circunstâncias e com muito maior poder do que você.
Inelegível foi o pior ser a ocupar uma cadeira da Presidência. Um mau caráter. Quem o defende é igual ou pior que ele. Sempre teve pensamento golpista de ditador….Jamais ele voltará a ocupar um cargo na Presidência… Sem anistia, inelegível na cadeia… Lá é o lugar dele…
O CAVALO PASSOU ARREADO E O CAPITÃO “ARREGOU”… AGORA É “CHORAR NA CAMA QUE É LUGAR QUENTE”…
Esses golpistas parecem um bando de alunos da 5° série, com merda na cabeça, onde pensavam que os países mundo a fora fossem apoiar um golpe de estado. Muito pelo contrário. Se eles realmente dessem o golpe ficariam isolados no mundo.
Bolsonaro é o pior representante de uma nação, ele é nazista ele é totalmente contra a democracia ,este ser nunca soube oque é receber um salário vindo de seu trabalho,pois nunca trabalhou na vida!gostaria muito de ver ele preso!!! Pois aí voltarei a acreditar um pouco na justiça brasileira,porque até agora com meus 45 anos de idade só vejo injustiça, ricos não tem obrigação nenhuma e pobres não tem direito algum@
O bom é ver os comentários dos esquerdistas doentes nessas redes sociais, faltam arrancar os cabelos de vontade de ver o Bolsonaro preso pra tentar iguala-lo ao mais corrupto da história desse país, o senhor Lule. Não adianta, todo mundo sabe que a polícia federal virou uma Gestapo, estilo as policiais da era Hitler, eles conseguem encontrar todos tipo de provas, que sabe lá deus, como as produzem, contra seus opositores e tudo para limar aqueles que estão em seus caminhos. Nunca vi no Brasil um governo tão nazista, fascista e ditador como o governo Lula, aparelhou todo o judiciário e legislativo como forma de se manter no poder, vídeo STF, 80% comunista e de esquerda. O problema do Bolsonaro foi que ele falou muito mas não teve coragem de limpar essa pocilga chamada Brasil, e aí da teve no seu governo alguns generais melancias que entregaram o povo como cordeiros ao abate para serem presos, coisa de militar covarde que vende o seu país a primeira tortura que sofrer do inimigo. Tem que ser muito trouxa pra não perceber o rumo que o Brasil está tomando, de mal a pior e com o apoio da mídia vendida que a muito deixou de ser imparcial pra militar em favor de quem paga mais. O dia que o povo pobre acordar, já estarão na câmara de gás, assim como o Hitler fez com o Judeus.
É um direito seu estrebuchar. Por isso resolvemos reproduzir seu comentário na íntegra. É bem o fígado inflamado dos fascistas, impotente e furioso, desejando a câmara de gás para o povo.
Estão de brincadeira, se o presidente quisesse dar golpe teria dado e fim de papo. Ele perdeu pra ele mesmo, governou o país com simplicidade e foi pego de surpresa. O ministro Gilmar mendes, numa intrevista na tv disse que, quem elegeu o lula, foi o STF.
Você acha mesmo que se o Bolsonaro quisesse, teria dado golpe e “fim de papo”? Pois vontade de dar o golpe não lhe faltou. É isso o que mostram todas as investigações. O que lhe faltou foi apoio nas Forças Armadas, na mídia e, naturalmente, no povo.
O capita JMB é uma aberração política gestada pela direita com todos os matizes nazi/facista.
Felizmente ainda existem militares que honram a farda que vestem a exemplo dos ex comandantes do e exército e da força aérea.