Em uma transmissão ao vivo no Facebook, realizada quinta-feira (20), Jair Bolsonaro tratou com deboche o atentado contra o senador licenciado Cid Gomes (PDT-CE), que foi baleado ao retirar com uma retroescavadeira um portão que bloqueava A entrada de um quartel da polícia cearense.
O político, que se recupera bem, levou dois tiros de um miliciano encapuzado infiltrado entre policiais amotinados, que bloqueavam o Batalhão da PM em Sobral – cidade onde o senador foi prefeito.
Ao lado do agora ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, e de uma intérprete de libras, Bolsonaro se dirigiu ao ministro, questionando:
“Aquele cara lá, não fala o nome dele não, que subiu em um trator e foi tentando empurrar o portão lá com crianças, com mulheres. Ele agiu corretamente? Sim ou não? Não fala o nome dele não”.
Essa é a mesma versão dos milicianos amotinados do Ceará para encobrir o bárbaro atentado contra um senador da República.
Onyx responde: “Evidente que não, né presidente. Aí é uma irresponsabilidade, um desequilíbrio, um ato que colocou em risco a vida de muitas e muitas pessoas. E é evidente que quando tu tem tua vida em risco, tu tem o direito à legítima defesa”.
Alguns minutos depois, ao convidar o deputado Hélio Lopes (PSL-RJ) para aparecer na transmissão, o presidente afirma que passará o Carnaval no Guarujá e volta a abordar, de forma indireta, o episódio no qual o senador foi vítima dos disparos.
Bolsonaro diz que precisa ficar “em locais reservados” por questões de segurança, mas que vai “dar uma fugidinha” como diz que costuma fazer regularmente. Ele conta então que, da penúltima vez, saiu de moto e foi abordado pela imprensa para saber se tinha habilitação, e dispara uma provocação a Cid, dizendo não ter “habilitação para dirigir retroescavadeira”.
“Mas se tiver uma oportunidade, a gente vai dar uma fugidinha. Na penúltima vez, eu dei uma fugida de moto lá pela cidade. A imprensa foi logo atrás para saber se eu tinha habilitação ou não”, comenta. “Olha, eu não tenho habilitação para dirigir retroescavadeira, isso eu posso garantir para vocês, mas motocicleta, eu tenho”, diz com ironia.