O senador José Aníbal (PSDB-SP) afirmou que é “lamentável” que Bolsonaro “exponha o Brasil a tamanha vergonha” com o discurso que fez na ONU.
“Bolsonaro deve ter batido o recorde de mentiras contadas por minuto em seu discurso na ONU. É lamentável que ele exponha o Brasil a tamanha vergonha e que insista em promover um discurso negacionista em diversos aspectos”, escreveu o parlamentar nas redes sociais.
No discurso na abertura da Assembleia-Geral da ONU na terça-feira (21), Bolsonaro mentiu sobre todos os temas abordados, desde a vacinação no Brasil à corrupção.
Ele reafirmou seu desprezo pela imunização dos brasileiros. “Apoiamos a vacinação, contudo o nosso governo tem se posicionado contrário ao passaporte sanitário ou a qualquer obrigação relacionada a vacina”, disse.
Além disso, jogou sobre os governadores e prefeitos a culpa por seu desastre e passou boa parte do discurso defendendo o uso da cloroquina e outras charlatanices condenadas pela ciência em todo o mundo.
Mentiu sobre a ausência de corrupção em seu governo. “Estamos há 2 anos e 8 meses sem qualquer caso concreto de corrupção”, disse, tentando ocultar os desvios.
A CPI da Covid desbaratou uma quadrilha agindo no Ministério da Saúde. As propinas eram de “um dólar por dose”. Isso sem falar nas rachadinhas milionárias da família e no “orçamento secreto”, criado por Bolsonaro, para viabilizar compras superfaturadas de seus apaniguados sem nenhum controle. Em resumo, ele quer manter a corrupção, escondendo-a.
E como de costume atacou a imprensa, que impede suas mentiras e fake news de vingarem.