Capitão cloroquina perde para Lula e Ciro no segundo turno
Pesquisa PoderData realizada de 16 a 18 de janeiro mostra que Jair Bolsonaro perde em todas as regiões com exceção do Norte do país. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a corrida eleitoral ao Palácio do Planalto com 42% das intenções de voto no 1º turno. Jair Bolsonaro (PL) é o 2º colocado, com 28%, apresentando queda de dois pontos em relação à pesquisa anterior.
Em terceiro lugar aparece o ex-juiz Sérgio Moro (Podemos), com 8% e Ciro Gomes (PDT) com 3%. João Doria (PSDB) e André Janones (Avante), 2% cada; Simone Tebet (MDB) e Alessandro Vieira (Cidadania), cada um com 1%. Rodrigo Pacheco (PSD) e Luiz Felipe d’Avila (Novo) não tiveram menções o suficiente para pontuar. São 6% os que votariam em branco ou nulo e o mesmo percentual respondeu que não sabe como responder.
O desgaste do governo vem crescendo com a campanha do Planalto contra a vacinação das crianças e com a disparada da inflação. Os aumentos seguidos dos alimentos e dos combustíveis estão derrubando as intenções de voto em Bolsonaro. Seu descaso com as vitimas das enchentes na Bahia e em Minas também derrubaram as intenções de voto no presidente. Ele optou por passear de jet ski e se exibir nas praias de Santa Catarina enquanto milhares de pessoas perdiam suas casas nas correntezas.
Jair Bolsonaro perde para Lula também em todas as faixas etárias. Ele é derrotado amplamente entre as mulheres (48% x 17%) e mantém uma dianteira de seis pontos percentuais entre os homens (41% x 35%). Nas regiões, Bolsonaro perde na região mais populosas, Sudeste (40% x 28%) e Nordeste (57% x 22%), e aparece empatado na região Sul (27% x 27%) e Centro-Oeste (35% x 36%). Ele só vence na região Norte (46% x 37%). Bolsonaro também é derrotado por eleitores de todos níveis de renda.
Na simulações de segundo turno, Lula derrotaria Bolsonaro (54% X 32%), Moro (49% X 26%), Ciro (47% X 19%) e Doria (48% X 16%). Jair Bolsonaro empata tecnicamente com Sergio Moro e perde de Ciro Gomes em um confronto direto.
A pesquisa PoderData foi realizada por meio de ligações para telefones celulares e fixos. Foram 3.000 entrevistas em 511 municípios, nas 27 unidades da Federação, de 16 a 18 de janeiro de 2022.