Bolsonaro é denunciado no Tribunal Penal Internacional por crime contra a Amazônia

Desmatamento explodiu sob o governo Bolsonaro. Foto: Carl de Souza - AFP

A ONG AllRise, da Áustria, denunciou Jair Bolsonaro ao Tribunal Penal Internacional (TPI), em Haia, por estar “destruindo a Amazônia” e colocando em risco a Humanidade.

“O presidente brasileiro Jair Bolsonaro está destruindo a Amazônia. Suas ações ameaçam a todos nós”, afirmou a organização em suas redes sociais.

A denúncia, chamada “O planeta contra Bolsonaro”, afirma que o governo de Jair Bolsonaro tem aumentado o desmatamento e a destruição da Amazônia.

Para o fundador da AllRise, Johannes Wesemann, “os crimes contra a natureza são crimes contra a humanidade”.

“Na denúncia apresentamos provas que mostram como as ações de Bolsonaro têm uma conexão direta com as consequências negativas da mudança climática em todo o mundo”, continuou.

A denúncia teve colaboração de especialistas em direito penal e climatologistas.

Jair Bolsonaro já foi denunciado ao Tribunal Penal Internacional outras três vezes. Uma delas, apresentada pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), cita o incentivo de Bolsonaro à invasão de terras indígenas e a desassistência durante a pandemia.

O grupo afirma que Bolsonaro cometeu crimes contra a Humanidade e genocídio.

A CPI da Pandemia, que apresentará seu relatório no dia 19 de outubro, também poderá denunciar Jair Bolsonaro para o Tribunal de Haia pelos crimes que cometeu durante a pandemia do coronavírus, como recusar vacinas, não ter políticas de combate ao vírus e pela divulgação de fake news.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *