O deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP) afirmou que “Bolsonaro não tem noção do ridículo” por divulgar um vídeo em que agride STF, CNBB, OAB, partidos e imprensa, comparando-os a hienas.
“[Bolsonaro] Se coloca como um predestinado, mas na verdade é um acidente de percurso. Vive de hostilizar a tudo e a todos, mas quer se passar por perseguido. Bolsonaro é a própria crise!”, declarou, em comentário nas redes sociais.
O vídeo bolsonarista ocasionou reações em todos os setores. Orlando elogiou a resposta do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), o decano Celso de Mello.
“Altiva e contundente a declaração do decano Celso de Mello em defesa da democracia e contra a impostura de Bolsonaro”, observou.
Para Celso de Mello, “o atrevimento presidencial parece não encontrar limites”.
Após a repercussão negativa do vídeo, Bolsonaro retirou do Twitter a peça golpista.
Na película, Bolsonaro diz que são seus “inimigos” a OAB, o STF, a Rede Globo, PDT, os jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo, Movimentos Feministas, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), a ONU, a UNE, a Veja, o PCdoB, o PSDB, o PT, a CUT, o PSB, o PSoL, a Lei Rouanet, o MST, o MBL, a Força Sindical e até seu partido, o PSL.
“Esse comportamento revelado no vídeo em questão, além de caracterizar absoluta falta de ‘gravitas’ e de apropriada estatura presidencial, também constitui a expressão odiosa (e profundamente lamentável) de quem desconhece o dogma da separação de poderes e, o que é mais grave, de quem teme um Poder Judiciário independente e consciente de que ninguém, nem mesmo o Presidente da República, está acima da autoridade da Constituição e das leis da República”, prosseguiu Celso de Mello.
Para a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ), líder da Minoria, o desacato bolsonarista é “gravíssimo”. “O recado pela conta oficial do presidente Bolsonaro foi bem claro para qualquer um. O Executivo enxerga o STF como inimigo. Chamou a instituição de hiena. Gravíssimo”, assinalou a deputada.
Na sua conta no Twitter, Jandira classificou Bolsonaro como “um presidente inepto, perdido, sem projeto, que se prende a ofensas e agressões”. “Dez meses de Governo e já implodiu o próprio partido”, continuou.
A deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) afirma que a vilania do vídeo “mostra também que Bolsonaro está com medo e apela por seus pitbulls”. E que evidencia seu “medo da democracia, medo de ser derrotado”.
Relacionada: