O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, ofereceu R$ 40 milhões a mais em emendas parlamentares, até 2022, a cada deputado federal que votar a favor da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) do desmonte da Previdência Social no plenário da Câmara.
Hoje, os deputados têm direito a R$ 15,4 milhões em emendas parlamentares.
Segundo o jornal “Folha de S.Paulo”, a proposta foi feita na casa do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), na semana passada. A oferta ajudou a garantir a aprovação de Proposta de Emenda à Constituição (PEC 6/19), a chamada reforma da Previdência, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
A estratégia do governo para tentar obter êxito no ataque às aposentadorias desmascara a “narrativa” da nova política do governo, que viria para acabar com o “toma lá, dá cá”. A proposta representa ainda um acréscimo de 65% no valor que cada parlamentar pode manejar no Orçamento federal de 2019, para a realização de obras e investimentos nos redutos eleitorais dos deputados federais.
De acordo com a “Folha”, parlamentares de seis partidos – DEM, PP, PSD, PR, PRB e Solidariedade – confirmaram a apresentação da proposta de Onyx.
Porém, deputados presentes na reunião disseram que o ministro não detalhou a fonte do recurso e que desconfiam do cumprimento da promessa do Planalto.
Na verdade eu não concordo primeiramente com os políticos que representam o povo e que foram eleitos pra fazer o melhor pra sociedade e digo que eles são gananciosos e o presidente jamais deveria oferecer dinheiro pra aprovar alguma coisa , acho isso uma verdadeira falsidade com o povo …