
Os bajuladores dos EUA exibiam faixa dando força a Trump com os dizeres “Bolsotrump” e “Trumponaro”
Jair Bolsonaro promoveu uma motociata, na tarde desta terça-feira (29), em Brasília com faixas de apoio a Donald Trump no mesmo instante em que o chefe da Casa Branca está atacando o Brasil e ameaçando a economia do país com uma sobretaxa de 50% contra todos os produtos brasileiros.
Réu por tentativa de golpe de Estado e usando uma tornozeleira eletrônica por risco de fuga, Jair Bolsonaro não discursou no evento que exibia faixas contra o Supremo Tribunal Federal (STF) e de apoio à afronta do presidente dos Estados Unidos contra o Brasil. Foi exibido com destaque no ato um cartaz grande de apoio a Bolsonaro e Trump, com os dizeres “Bolsotrump” e “Trumponaro” (foto).
Também estavam no carro de som no ato pró-governo dos EUA e pró impunidade dos golpistas, os deputados Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), a vice-governadora do DF Celina Leão, Hélio Lopes (PL-RJ), além do senador Marcos Rogério (PL-RO). Na motociata, ambulantes vendiam bandeiras dos Estados Unidos – que atacam o Brasil- e de Israel – que promove um genocídio contra o povo palestino.
Tentando mostrar força, Bolsonaro, na verdade, se aproveitou de um evento que já ocorria na capital, o Capital Moto Week, um festival anual de motos e rock, que promove eventos e shows ao longo de toda a semana, para manipulá-lo e conduzi-lo em favor de Trump e contra o Brasil. Havia também ataques ao STF. Em cima de carro de som, os apoiadores de Trump seguiram à frente das motos por um trajeto da Granja do Torto até a rodoviária.