“Botafogo, Botafogo, campeão, desde 1910”, entoou a torcida do Fogão ao final da emocionante e suada vitória do Botafogo sobre o Vasco – mais um vice-campeonato -, nos pênaltis, e conquistar o título de campeão Carioca de 2018. No tempo normal, 1 a 0, aos 50min do segundo tempo. E 4 a 3, nas cobranças de penalidade máxima.
O jogo estava parelho até 37min da primeira etapa, quando Fabrício do Vasco foi avermelhado. Aí, a equipe de General Severiano cresceu. Mesmo com a expulsão de Leo Valencia aos 48 min, Fogão conseguiu fôlego para marcar aos 50min e levar a disputa para os pênaltis – e sair campeã.
Em São Paulo, o Corinthians também venceu no tempo normal e nos pênaltis: 1 a 0 e 4 a 3 sobre o Palmeiras. Rodriguinho balançou as redes a menos de dois minutos do primeiro tempo, após bela jogada do carioca Mateus Vital. Na véspera, as torcidas das duas equipes já haviam marcado dois golaços nos treinamentos abertos – sem necessidade de Polícia Militar em Itaquera, que não registrou nenhuma confusão -, com arrecadação de mais de 70 toneladas de alimentos para pessoas carentes.
Cássio foi o nome do jogo nas penalidades, ao defender as cobranças dos craques Dudu e Lucas Lima. Pelo Timão, Fágner desperdiçou a sua cobrança.
Os palestrinos reclamaram muito do árbitro Marcelo Aparecido que havia marcado um pênalti a seu favor, mas voltou (corretamente) atrás.
Excetuando os campeonatos do Amapá, Roraima, Rondônia, Tocantins e Piauí, que ainda não estão nas fases finais, os demais torneios estaduais têm os seguintes campeões:
RS: Grêmio; SC: Figueirense; MG: Cruzeiro; ES: Serra; MS: Operário; MT: Cuiabá; BA: Bahia; PE: Náutico; GO: Goiás; AL:CSA; MA: Moto Club; CE: Ceará; AC: Rio Branco; PA: Remo; AM: Manaus; DF: Sobradinho; e RN: ABC.