Brasil aciona EUA e Interpol por extradição de golpista aliado do “mito”

O golpista Allan dos Santos. Foto: Reprodução - Instagram - Montagem
Acobertamento do criminoso pelo governo anterior acabou

O ministro da Justiça do governo Lula, Flávio Dino (PSB), entrou em contato com o governo dos Estados Unidos e com a Interpol para dar andamento ao processo de extradição de Allan dos Santos, que fugiu do Brasil depois de crimes contra a democracia.

O pedido de extradição já foi expedido pela Justiça, mas o governo de Jair Bolsonaro atuou para que fosse impedido, inclusive com a transferência de agentes da Polícia Federal e do Ministério da Justiça responsáveis pelo caso.

O Supremo Tribunal Federal (STF) ordenou sua prisão preventiva em 2021, após pedido da Polícia Federal, mas Allan dos Santos já estava fora do Brasil.

O Ministério da Justiça vai pedir para a Interpol, cuja sede fica na França, que inclua Allan dos Santos na lista de Difusão Vermelha, reconhecendo que o bolsonarista está foragido.

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, cancelou o passaporte do bolsonarista, deixando-o sem documento válido nos EUA.

Allan foi o fundador do site Terça Livre, que era uma peça do “gabinete do ódio” usada para atacar opositores e adversários de Jair Bolsonaro com mentiras. O blogueiro também divulgou mentiras sobre a pandemia de Covid-19, chamando o coronavírus de “terra plana da saúde”.

Sua fuga para os Estados Unidos contou com a ajuda da família Bolsonaro. Mensagens obtidas pela Polícia Federal mostram que Eduardo Bolsonaro atuou para acelerar a emissão do passaporte dos familiares de Allan.

“Preciso do nº do protocolo desses atendimentos p passaporte. E para qnd está agendado a retirada do passaporte ou a ida para tirar a foto, enfim, uma ida à PF”, disse Eduardo.

O filho de Jair Bolsonaro também pagou o aluguel da mansão em que Allan morava em Brasília. Os pagamentos eram de R$ 9.000.

Nos Estados Unidos, Allan dos Santos organizou um ato em frente a um hotel em que ficaram hospedados ministros do STF.

A manifestação foi realizada para confrontar os ministros e pedir um golpe de estado. Uma gravação mostra com clareza Allan com um megafone na mão discutindo com uma pessoa que não concordava com seu pedido de golpe ditatorial.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *