
A Seleção Brasileira buscou o empate em 3 a 3 com a Espanha, em amistoso disputado no estádio Santiago Bernabéu, em Madri. A partida foi muito movimentada e marcada por pênaltis inexistentes contra o Brasil.
Jogando em casa, a Espanha abriu 2 a 0 ainda no primeiro tempo. Rodri abriu o placar ao converter um primeiro pênalti dado pelo árbitro português António Nobre aos mandantes e em que praticamente não há contato com o defensor brasileiro. O segundo gol foi de Dani Olmo em uma linda jogada individual.
O atacante brasileiro Rodrygo, aproveitando vacilo do goleiro Unai Simon no toque de bola, descontou ainda na etapa inicial.
Na segunda etapa, aos seis minutos do segundo tempo, Endrick, que havia entrado no intervalo, empatou para a Seleção Brasileira, empolgando o time e a torcida presente. O gol do jovem atleta do Palmeiras, que possui um contrato assinado com o Real Madrid, levantou o time, que melhorou visivelmente em campo, criando novas oportunidades e chegando perto de uma virada.
Porém, aos 41 minutos, António Nobre resolveu favorecer o time da casa, marcando mais um pênalti que deixaria qualquer um com vergonha na jogada de Beraldo em Carvajal. Rodri converteu novamente e colocou a Espanha à frente do placar.
Apesar da desvantagem, a seleção brasileira não parou de atacar e conquistou a jogada que garantiria o empate.
Aos 49 minutos da etapa final, um novo pênalti, agora para o Brasil, que foi convertido por Lucas Paquetá, deixando tudo igual no estádio do Real Madrid.
O técnico Dorival Júnior, que repetiu o time que iniciou o jogo com o mesmo time da vitória sobre os ingleses, fez trocas para colocar um time mais descansado em campo. Endrick entrou no lugar de Raphinha no segundo tempo. O jogo a partir daí ficou equilibrado, a Espanha com mais posse de bola, mas sem a objetividade e facilidade de progressão em campo que teve no primeiro tempo.
Foi a segunda partida de Dorival Júnior no comando da Seleção Brasileira. Agora o time só volta a campo em 8 de junho, amistoso contra o México no estádio Kyle Field, em College Station, nos Estados Unidos. Já será preparação para a Copa América, será também nos EUA, entre 20 de junho e 14 de julho.
RACISMO
O jogo marcou o combate ao racismo que o atacante Vinícius Júnior, também do Real Madrid, sofre na Espanha. Ele foi o capitão da equipe e os jogadores entraram em campo com uma jaqueta preta com a frase “uma só pele, uma só identidade” escrita na parte de trás. Não houve relatos de atos racistas no Bernabéu.
Quando Vini Jr foi substituído, no meio do segundo tempo, ele foi ovacionado e aplaudido de pé pelos torcedores presentes.