Falta pouco para o jogo da seleção contra a Séria. Após a vitória contra a Costa Rica, o time brasileiro entrará embalado nesta quarta-feira, 27, para garantir umas das vagas do grupo E, nas oitavas de final da Copa do Mundo.
O atacante Neymar, enfim sem dores, está com astral em alta. O camisa 10 da seleção brasileira tem comentado com pessoas próximas sua alegria por conseguir executar, nos últimos dias, os mais variados movimentos sem limitações que até outro dia lhe incomodavam. Neymar se queixava de dores no pé direito, que foi operado em março, desde o treino, após o jogo contra Suíça. Nesta partida, Neymar recebeu 10 faltas.
O treino da Seleção Canarinho, na segunda-feira, em Sochi, foi voltado para preparar a equipe de acordo com as qualidades do adversário, segundos informações divulgadas pela CBF, pois o treino foi fechado à imprensa. Durante uma hora e meia, o técnico Tite desenvolveu um trabalho tático com a participação de todos os atletas, e também aprimorou os posicionamentos nas bolas aéreas defensivas.
A seleção também treinou posicionamento em campos, com o auxiliar-técnico, Matheus Bachi, que desenvolveu movimentações com o campo reduzido. Os atletas foram divididos em três times de seis atletas, com os times se revezando nas ações de ataque e de defesa. “Fizemos um trabalho de enfrentamento leve, sem muito desgaste físico dos atletas. Este trabalho de seis contra cinco visa melhorar a movimentação ofensiva, para furar a linha de defesa do adversário e, consequentemente, trabalhar a nossa linha de quatro para dificultar que o adversário entre por meio dela”, disse Bachi.
O lateral direito Danilo, em recuperação de lesão no quadril, foi a campo. O jogador correu e realizou circuito de atividades sob a orientação da fisioterapia. Douglas Costa segue em tratamento intensivo, após lesão na partida contra os costarriquenhos.
O futebol da seleção se elevou após a última vitória, e deve se consolidar ao longo da competição. Em entrevista, após o jogo de sexta-feira, Tite disse que a seleção brasileira não jogará por um empate. “Nós estamos acostumados a bom desempenho e procurar vencer. Tem um DNA da equipe se formando, ela busca o gol. Se eu trouxer uma característica diferente a gente vai sair do padrão. Claro que a gente tem consciência do que possa vir, mas a gente não vai jogar para isso”… Declarou o técnico, em entrevista coletiva à imprensa.
O Brasil é líder do Grupo E, com quatro pontos. Em caso de vitória, a equipe brasileira se classifica como primeiro do bloco. O empate também garante o Brasil nas Oitavas. No outro jogo decisivo do grupo, jogam Suíça e Costa Rica. Os Suíços têm a mesma pontuação que a equipe Canarinho. Se a Costa Rica, já eliminada, vencer este duelo, a Seleção se classifica em primeiro do grupo mesmo com um empate contra os sérvios. O Brasil e Sérvia jogam nesta quarta-feira às 15h (horário de Brasília), no Spartak Stadium, em Moscou. Possível escalação: Alisson, Fagner, Thiago Silva, Miranda, Marcelo, Casemiro, Paulinho, Philippe Coutinho, Willian, Neymar e Gabriel Jesus.