“Este e outros casos de intervenção armada contra a soberania de um país, sua integridade territorial ou suas instituições devem ser condenados com veemência”, afirmou o embaixador Sérgio Danese
O embaixador do Brasil na ONU, Sérgio França Danese, condenou a agressão militar dos Estados Unidos contra a Venezuela, na sessão de emergência realizada pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas, nesta segunda-feira (5).
O representante brasileiro cobrou uma reação do Conselho contra a agressão. “Cabe a este Conselho assumir sua responsabilidade e reagir com determinação”.
“Não podemos aceitar o argumento de que os fins justificam os meios”, assinalou Danese.
“O Brasil rejeita de maneira categórica e com a maior firmeza a intervenção armada em território venezuelano, em flagrante violação da Carta das Nações Unidas e do direito internacional”, afirmou.
“Os bombardeios em território venezuelano e a captura de seu presidente ultrapassam uma linha inaceitável. Esses atos constituem uma gravíssima afronta à soberania da Venezuela e estabelecem um precedente extremamente perigoso para toda a comunidade internacional”, alerta França Danese.
Em outro trecho do discurso, o embaixador brasileiro disse que “esses conflitos armados ameaçam a paz internacional e o princípio da não intervenção”.
“O recurso à força em nossa região evoca capítulos da história que acreditávamos superados e coloca em risco o esforço coletivo para preservar a região como uma zona de paz e cooperação, livre de conflitos armados, respeitosa do direito internacional e do princípio da não ingerência”, argumenta.
“Este e outros casos de intervenção armada contra a soberania de um país, sua integridade territorial ou suas instituições devem ser condenados com veemência. Cabe a este Conselho assumir sua responsabilidade e reagir com determinação, clareza e obediência ao direito internacional, a fim de evitar que a lei da força prevaleça sobre a força da lei”.











