Brasil condena o covarde ataque de Israel ao Irã: “clara violação à soberania desse país”

Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores. Pessoas Teerã observam prédio destruído por bomba de Israel (Fotos: Divulgação - SEPAH NEWS / AFP)

“Os ataques ameaçam mergulhar toda a região em conflito de ampla dimensão, com elevado risco para a paz, a segurança e a economia mundial”, adverte a nota do Itamaraty

O governo Lula condenou os ataques de Israel contra o Irã, realizado na noite de quinta-feira (12), que configuram “clara violação ao direito internacional” e “ameaçam mergulhar toda a região em conflito de ampla dimensão”, com riscos até para a segurança mundial.

Israel atacou 60 locais do Irã, atingindo prédios residenciais, instalações nucleares iranianas, defesas antiaéreas e centros de comando. Pelo menos 78 pessoas morreram e outras 329 ficaram feridas. O Irã respondeu nesta sexta (13) com mísseis que atingiram a capital de Israel, Tel Aviv e outras cidades.

“O governo brasileiro expressa firme condenação e acompanha com forte preocupação a ofensiva aérea israelense lançada na última madrugada contra o Irã, em clara violação à soberania desse país e ao direito internacional”, diz a nota do Itamaraty.

“Os ataques ameaçam mergulhar toda a região em conflito de ampla dimensão, com elevado risco para a paz, a segurança e a economia mundial”, continua a nota.

“O Brasil insta todas as partes envolvidas ao exercício da máxima contenção e exorta ao fim imediato das hostilidades”, completa.

Leia a nota na íntegra:

O governo brasileiro expressa firme condenação e acompanha com forte preocupação a ofensiva aérea israelense lançada na última madrugada contra o Irã, em clara violação à soberania desse país e ao direito internacional.

Os ataques ameaçam mergulhar toda a região em conflito de ampla dimensão, com elevado risco para a paz, a segurança e a economia mundial.

O Brasil insta todas as partes envolvidas ao exercício da máxima contenção e exorta ao fim imediato das hostilidades.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *