A despedida da Seleção Brasileira da Copa do Catar entristeceu o país. O time de Tite não conseguiu superar a contundente Croácia que dominou a partida no tempo regulamentar, levou a partida para a prorrogação e eliminou o Brasil nos pênaltis.
Apesar de sair na frente no primeiro tempo da prorrogação com direito a um golaço de Neymar, a Seleção deixou a Croácia com a bola durante todo o segundo tempo e, num lance de contra-ataque, o time europeu empatou o jogo.
Nos pênaltis, Rodrygo e Marquinhos não converteram a cobrança, eliminando o Brasil da Copa do Mundo.
O JOGO
A Croácia apresentou um esquema tático que explorou a maior deficiência da Seleção Canarinho. Com superioridade numérica no meio-campo, a Croácia conseguiu dominar os espaços no setor e impediu a ligação do time de Tite com o ataque.
O jogo começou truncado, com as duas seleções bem postadas nas defesas sem permitir que o adversário tivesse abertura para avançar ao ataque. Somente aos 4 minutos de jogo, Vini Jr. achou um espaço pela esquerda, finalizou e obrigou a primeira defesa da Croácia.
Os croatas subiram a marcação e passaram a criar dificuldades para o Brasil, além de criarem chances em direção ao gol. A Seleção Brasileira passou a equilibrar a partida e chegou algumas vezes, mas sem levar perigo real ao goleiro Livakovic.
A seleção croata controlou o meio de campo durante boa parte do 1º tempo e dificultou a partida para os brasileiros, que não conseguiam trocar passes como de costume. As duas equipes foram para o intervalo com o 0 x 0 no placar.
BRASIL VOLTOU MELHOR PARA O 2º TEMPO
O Brasil iniciou a 2ª etapa pressionando os croatas, criando uma das chances mais perigosas do jogo, antes mesmo dos 5 minutos. A equipe brasileira passou a ter mais controle de bola, enquanto a Croácia passava a apostar no contra-ataque.
Tite mexeu no time trocando Raphinha por Antony e colocando Rodrygo no lugar de Vini Jr. A Seleção Brasileira ganhou com movimentação, mas continuava tendo dificuldades para finalizar no gol. Com a partida caminhando para o fim, o treinador do Brasil resolveu sacar Richarlison e colocou Pedro em seu lugar.
Apesar das tentativas, o 0 x 0 permaneceu no placar e a partida foi para a prorrogação.
PRORROGAÇÃO
O panorama se manteve durante o primeiro tempo da prorrogação. A Seleção Brasileira controlava a partida, cercando a área croata, e conseguia desarmar as principais tentativas do adversário.
Já nos acréscimos do primeiro tempo da prorrogação, quando o Brasil dominava a partida, Neymar apareceu muito bem e marcou um golaço. O camisa 10 dominou a bola no meio, tocou para Rodrygo e recebeu de volta. Na sequência, o craque tocou para Paquetá e passou para receber. O nome da Seleção no jogo apareceu na frente de Livakovic, tirou o goleiro adversário e estufou as redes. Lindo gol de Neymar para abrir o placar e tranquilizar os torcedores.
Só que na 2ª etapa, após ótimo contra-ataque, Orsic cruzou rasteiro e achou Petkovic que chutou e deixou tudo igual, 1 x 1. A partida terminou em igualdade e foi para as cobranças de penalidades.
PÊNALTIS
Nos pênaltis, a Croácia venceu por 4 a 2. Na primeira cobrança, Vlasic abriu o placar para a Croácia.
O técnico Tite optou por escalar o jovem Rodrygo para fazer a primeira cobrança ao invés do maior cobrador de pênaltis do mundo na atualidade, Neymar. Rodrygo bateu e o goleiro Livakovic defendeu a cobrança, desmontando o moral do time e da torcida brasileira.
Em seguida, Majer deixou a Croácia em vantagem maior.
Casemiro diminuiu para o Brasil. Modric fez o terceiro da Croácia. Pedro fez o segundo Brasil. Orsic fez o quarto da Croácia.
O zagueiro Marquinhos deveria marcar para manter o país vivo, mas chutou na trave, marcando a despedida do Brasil do Catar.
Agora, a seleção croata volta a campo na próxima terça-feira (13), às 16h, no Lusail. A final ocorrerá no domingo (18), às 12h, no mesmo estádio.
VAMOS EM FRENTE
Após a eliminação da Seleção Brasileira, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva usou o Twitter para confortar os jogadores e afirmar que o time canarinho “merecia mais” na competição. “Vamos em frente que na vida jamais podemos desistir”, afirmou.
“O Brasil se esforçou, Neymar fez um belo gol e o time merecia mais. Meus cumprimentos aos jogadores e comissão técnica. Vamos em frente que na vida jamais podemos desistir”