
Neste domingo (31) o Brasil venceu a Argentina por 55 a 47 e conquistou a Copa América de Basquete pela quinta vez. O torneio foi realizado em Manágua, na Nicarágua.
A vitória foi assegurada sem muitos problemas. O Brasil estabeleceu uma boa vantagem a partir do segundo quarto e se manteve na frente, sem ser ameaçado no placar até o final. Yago foi o cestinha da partida, com 14 pontos.
“Vencemos como time! Vencemos como Brasil! Estou muito feliz, orgulhoso por tudo que fizemos aqui nessa AmeriCup. Superamos tudo, lesões, adversários duríssimos, jogando como um grupo, jogando com união para honrar essa camisa. É um título importante para todos nós, para o nosso basquete, uma conquista muito especial”, afirmou Yago, eleito MVP do torneio.
Na outra partida, os Estados Unidos venceram o Canadá por 90 a 85 e ficaram com a medalha de bronze do torneio. A equipe americana, que atuou com time alternativo na competição, repete o mesmo resultado de 2022, quando também triunfou diante dos canadenses para assegurar o terceiro lugar.
O Brasil é o segundo maior campeão do torneio, atrás apenas dos Estados Unidos, que têm sete conquistas, mas não vencia a competição desde 2009, quando, em Porto Rico, venceu os donos da casa na decisão.
A partida deste domingo foi uma reedição da final de 2022, quando os argentinos venceram, no Recife, um jogo muito disputado por 75 a 73 e ficaram com a taça. O país vizinho tem quatro conquistas.
Nas semifinais, no sábado, o Brasil chegou a estar perdendo a disputa para os Estados Unidos, que levam um time alternativo à Copa América, por 20 pontos de diferença, mas a equipe comandada pelo treinador croata Aleksandar Petrovic se recuperou e venceu a partida por 92 a 77.