O presidente Lula recebeu, na sexta-feira (29), o presidente eleito do Uruguai Yamandú Orsi no Palácio do Planalto e discutiu as relações bilaterais entre os países, além do acordo entre Mercosul e União Europeia.
Yamandú Orsi foi eleito representando a Frente Ampla no domingo (24) e esta é a primeira viagem internacional do futuro mandatário.
Orsi falou para Lula que o atual presidente do Uruguai, Lacalle Pou, enviou uma mensagem “de contentamento pela parceria entre os dois países, independentemente do governo eleito”, segundo a Secretaria de Comunicação da Presidência.
“Para nós é importante sabermos que temos o Brasil sempre disposto a colaborar com a gente”, acrescentou Yamandú Orsi.
Após a reunião, o presidente eleito falou para a imprensa que ele e Lula dedicaram “a maior parte da reunião para analisar a situação atual e as possibilidades que temos”.
“E concluímos que estamos otimistas sobre a possibilidade de seguir estreitando laços com nossa região e fundamentalmente com a Europa”, continuou.
Em suas redes sociais, Lula disse que “Brasil e Uruguai seguirão trabalhando juntos no Mercosul e em outros fóruns pelo desenvolvimento justo e sustentável, pela paz e em prol da integração regional”.
Na primeira semana de dezembro, Montevidéu, capital do Uruguai, vai receber a cúpula do Mercosul. Um acordo entre o bloco e a União Europeia é tratado há décadas, e o presidente Lula tem dado destaque para o tema.
O governo francês de Emmanuel Macron, assim como empresas do país, têm apresentado resistência ao acordo. A rede de supermercados Carrefour chegou a anunciar que não iria mais comercializar carne vinda do Mercosul, mas voltou atrás e publicou uma retratação.