
O presidente Lula se reuniu, no sábado (5), com o primeiro-ministro do Vietnã, Pham Minh Chinh, para celebrar o fortalecimento das relações econômicas e diplomáticas entre os dois países e discutir novos projetos no campo do comércio e da ciência.
Encontro aconteceu na programação pré-reunião de cúpula do BRICS, no Rio de Janeiro.
O presidente Lula disse ao líder vietnamita que pretende, até o fim do ano, enquanto o Brasil estiver na Presidência do Mercosul, “abrir uma frente de negociação de um acordo comercial” do bloco com o Vietnã.
Na reunião foi assinado um Memorando de Entendimento sobre Cooperação no campo da Ciência, Tecnologia, Inovação e Transformação Digital para possibilitar intercâmbios e trocas nessa área.
O governo federal informou que os líderes “celebraram a concretização da primeira exportação de carne bovina brasileira para o Vietnã e da primeira exportação de tilápia vietnamita para o Brasil”.
Lula esteve em Hanói, capital do Vietnã, em abril de 2025. Os dois chefes de Estado entendem que as relações entre o Brasil e o Vietnã avançaram de forma considerável desde então.
“O primeiro-ministro Pham Minh Chinh ressaltou a importância dos investimentos brasileiros naquele país, em especial na área de processamento de proteína animal”, informou o governo federal. Outras áreas de cooperação podem ser agricultura, defesa, esportes, mineração, biocombustíveis e meio ambiente, apontam.
“Diante da escalada do protecionismo no mundo, ambos os líderes ressaltaram a importância da integração e da complementaridade entre as duas economias”, continua a nota do governo Lula.
Brasil e Vietnã se comprometeram a realizar missões empresariais para “ampliar as oportunidades de comércio e investimentos de parte a parte”.