
Após partida exemplar, Seleção vai encarar a vice-campeã Croácia nas quartas de final da Copa
A Seleção brasileira realizou, na tarde desta segunda-feira (05), a sua melhor partida até agora na Copa do Mundo. Foram 4 gols marcados contra 1 de uma das surpresas desta disputa, a Coreia do Sul.
Após uma derrota contra Camarões por 1 a 0, o time de Tite mostrou que a pressão por um bom resultado nas oitavas foi benéfica. A Seleção Canarinho ofereceu aos brasileiros uma atuação típica do nosso futebol, com um ataque empolgante que levantou a moral dos torcedores e do próprio time que goleou os adversários asiáticos
Os gols brasileiros foram marcados todos no primeiro tempo, um de cada atacante brasileiro: Vini Jr, Neymar, Richarlison e Paquetá.
A empolgante disputa marcou o retorno a campo de Neymar e Danilo, contundidos na primeira partida da seleção brasileira contra a Sérvia. O atacante e o lateral fizeram falta nas duas outras partidas brasileiras na primeira fase. Agora, com o retorno dos craques, o Brasil apresentou o futebol digno de vencer a Copa do Catar, colocando novamente a Camisa Amarelinha entre as favoritas ao título.
OS GOLS
Desde o início do jogo, a Seleção do Brasil mostrou toda a sua força em campo. Aos 7 minutos de jogo, o ponta esquerda Vinicius Jr. abriu a conta, aproveitando sobra na área após jogada de Raphinha pela direita e batendo com classe, colocado, sem chances de defesa para Kim Seung-gyu.
O segundo gol do Brasil contra a Coreia do Sul marcou o retorno de Neymar aos gramados após lesão no tornozelo direito. Ele converteu um pênalti sofrido pelo atacante Richarlison aos 13 minutos de jogo. Neymar escreveu seu nome na história do futebol brasileiro ao marcar gols em três copas diferentes.
O terceiro gol da Seleção foi do centro-avante Richarlison. Num lance de resultado, o atacante
Após Richarlison fazer o 3º gol brasileiro, aos 29 da etapa inicial, o treinador Tite “convocou” o artilheiro ao banco de reservas. Assim que o camisa 9 chegou, Tite imitou a famosa “dança do Pombo”, principal comemoração do craque.
O treinador divertiu os atletas, que morreram de rir com a irreverência do “Professor”.
Nos telões do Estádio 974, muitos torcedores filmados também riram da maluquice de Tite, que se mostrou muito feliz com a linda jogada feita pela equipe no lance.
Esse foi o 3º gol de Richarlison na Copa do Mundo, depois que o artilheiro anotou duas vezes no duelo contra a Sérvia, pela 1ª rodada da fase de grupos.
Aos 36 minutos, foi a vez do meia Paquetá brilhar em campo. Em jogada pela esquerda, Vinícius Júnior escapou da zaga, colocou a bola no meio da área. Paquetá, que vinha de trás, chutou no contrapé do goleiro Kim Seunggyu.
SEGUNDO TEMPO
No 2º tempo, a seleção diminuiu o ritmo, mas ainda assim criou diversas chances, especialmente com Raphinha, um dos melhores em campo nesta partida. No entanto, ele parou nas mãos de Kim Seung-gyu em duas oportunidades.
Com o resultado praticamente garantido, a concentração brasileira baixou, e o goleiro Alisson, que não tocou na bola nos dois primeiros jogos que atuou, teve que começar a trabalhar.
Aos 31 do segundo tento, Alisson não conseguiu defender o forte chute de Paik Seung-ho, que desviou na zaga antes de estufar as redes.
Já no final do jogo, um voleio incrível do vovô Daniel Alves voltou a animar a torcida brasileira em campo.
NEYMAR ALCANÇA MARCA HISTÓRICA
O gol de Neymar colocou o craque também em um grupo que só tinha Pelé e Ronaldo Fenômeno na história da seleção em Copas do Mundo. Com seu primeiro gol no Catar, Neymar marcou em três Copas diferentes: 2014, 2018 e agora 2022. Somente Pelé (único a balançar as redes em quatro Mundiais, em 1958, 62, 66 e 70) e Ronaldo Fenômeno (1998, 2002 e 2006) tinham feito isso antes.
Neymar chegou a sete gols em Copas do Mundo. Com a marca, ele supera um empate que tinha com Bebeto e Rivellino na lista de artilheiros históricos do Brasil em Copas. A igualdade agora é com Leônidas da Silva e Careca.
Ronaldo e Pelé são os maiores artilheiros do Brasil em Copas. O Fenômeno lidera com 15, tendo marcado quatro vezes em 1998, oito em 2002 no pentacampeonato e mais três em 2006.
Pelé, por sua vez, tem 12 tentos anotados, a maioria deles logo em sua estreia, com 17 anos, em 1958, indo às redes seis vezes. Em 1962 e 66, fez um gol em cada Copa; e em 70, marcou quatro.

HOMENAGEM A PELÉ
Ao longo do jogo, o Brasil fez bonitas homenagens ao atacante Pelem, que permanece internado em São Paulo.
Aos 10 minutos do 1º tempo, os fãs levantaram um bandeirão com a imagem do craque e a mensagem: “Pelé, get well soon!” (“Pelé, desejamos rápida recuperação”).
Depois, aos 10 do 2º tempo, a bandeira foi novamente mostrada, estimando as melhoras do Rei.
Ao encerramento do jogo, foi a vez do time brasileiro homenagear o seu melhor jogador de todos os tempos. Neymar e Danilo estenderam dentro de campo uma faixa com uma foto do craque dos mil gols e foram ovacionados pelos presentes.
PRÓXIMOS JOGOS
O Brasil volta a campo na próxima sexta-feira (9), às 12h (de Brasília), contra a Croácia, pelas quartas, no Estádio Education City, em Al-Rayyan.
Já a Coreia do Sul se despede da Copa do Mundo e agora passa a focar na preparação para a Copa da Ásia de 2023.