Um “flagrante desrespeito” aos direitos dos brasileiros, disse o ministério da Justiça do Brasil. Assim que soube, o presidente Lula ordenou que eles fossem soltos imediatamente. Deportados aplaudiram decisão
Nos primeiros dias de perseguições aos imigrantes, Donald Trump expulsou brasileiros e os enviou algemados ao Brasil. Em um vídeo, é possível ver que os 88 brasileiros, de um total de 158 deportados dos Estados Unidos na sexta-feira (24), desembarcaram do avião americano com algemas e com os pés presos por correntes, além de alguns estarem encapuzados.
Assista ao vídeo com os brasileiros chegando acorrentados
A tripulação do voo do governo americano, que pretendia manter os brasileiros algemados durante toda uma noite saguão do aeroporto de Manaus, por conta de problemas técnicos no voo que iria até Belo Horizonte, foi confrontada pela Polícia Federal do Brasil. Oficiais americanos queriam manter os brasileiros deportados algemados e acorrentados até a chegada de outro avião vindo dos Estados Unidos.
No entanto, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, não autorizou a continuidade do uso das algemas, já que se tratam de cidadãos livres em território brasileiro, sendo uma questão de soberania nacional. Os delegados da PF, que haviam informado ao governo brasileiro que os brasileiros chegaram ao país algemados e acorrentados, imediatamente foram orientados a darem ardem para que fossem soltos.
O governo brasileiro considerou um “flagrante desrespeito” aos direitos dos brasileiros, informou comunicado do Ministério da Justiça. Assim que soube que o fascista que ocupa a Casa Branca desde a semana passada tinha feito isso com os 88 passageiros brasileiros que desembarcaram em Manaus, na Amazônia, o presidente Lula imediatamente mandou que as algemas fossem retiradas e enviou um avião da FAB para transportá-los até seu destino.
Em nota, o Ministério da Justiça e Segurança Pública também condenou a atitude de Trump e a insistência em manter os brasileiros algemados e enfatizou que a dignidade da pessoa humana é um princípio basilar da Constituição Federal e um dos pilares do Estado Democrático de Direito, configurando valores inegociáveis”. O chefe da pasta, Ricardo Lewandowski, também desautorizou o uso de algemas e correntes nos brasileiros.
A Força Aérea Brasileira (FAB) prontamente respondeu ao pedido presidente e enviou a aeronave para transportar os deportados de Manaus até Confins, o aeroporto mineiro, estado que é o destino da maioria dos deportados. Depois de protestar, o presidente Lula determinou que sejam retiradas as algemas e correntes. Ele disse que ninguém pode acorrentar brasileiros dessa maneira. A aeronave KC-30, da Força Aérea Brasileira (FAB), decolou na tarde deste sábado (25), de Manaus com destino ao aeroporto de Confins em Belo Horizonte, com os brasileiros.
O comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), tenente-brigadeiro do ar Marcelo Damasceno também criticou a atitude do governo americano. Ele afirmou que o grupo de brasileiros deportados dos Estados Unidos, e que neste sábado (25) passou a ser de responsabilidade do governo brasileiro, terá a oportunidade de encontrar emprego no Brasil de “mãos livres”.
“A Força Aérea não poderia faltar neste apoio aos nossos patrícios. São pessoas que regressam ao seu país, onde haverão de encontrar, de mãos livres, novas oportunidades de trabalho”, disse.