BRICS manifesta solidariedade à Venezuela contra ameaças de Trump

Jovens venezuelanos se manifestam contra as ameaças de invasão a seu país por Washington (Pedro Mattey/AFP)

Diante da escalada das ameaças e agressões dos Estados Unidos contra a Venezuela, com Trump anunciando, a partir da Casa Branca, sua intenção de invadir esse país por terra, o Comitê Nacional BRICS da Argentina (CoNaB), divulgou, nesta terça-feira (02), um comunicado no qual se posiciona em defesa da soberania dos países e também repudia a cumplicidade acapachada do governo do presidente argentino, Javier Milei.

“Ante a ameaça de uma intervenção militar dos EUA na Venezuela e da posição assumida pelo governo argentino, o CoNaB está comprometido em fazer com que a América do Sul continue sendo uma terra de paz”, inicia o comunicado.

No mesmo sentido, o comunicado destaca que o CoNaB mantém, entre seus princípios fundamentais, os mesmos defendidos pelos países do BRICS, grupo formado por onze grandes países emergentes: Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Irã, Arábia Saudita, Egito, Etiópia, Emirados Árabes Unidos e Indonésia que, juntos, representam cerca de 49% da população mundial, 39% do PIB global, 36% do território e 23% do comércio internacional:

• Soberania irrestrita dos Estados nacionais.
• Não ingerência nos assuntos internos dos Estados nacionais.
• Resolução pacífica dos conflitos entre Estados.
• Coexistência pacífica entre nações com diferentes sistemas de governo.
• Solidariedade com Estados nacionais agredidos por intervenções estrangeiras.
• Integração voluntária e decidida aos programas de desenvolvimento econômico e social propostos pelos Estados nacionais.

SOLIDARIEDADE COM O POVO VENEZUELANO

Guiando-se por esses princípios, o CoNaB expressou seu repúdio a qualquer tentativa de agressão contra a República Bolivariana da Venezuela. “Entendemos por tentativa de agressão, além dos ataques militares diretos à soberania venezuelana, todas as manifestações de violência e as ameaças mafiosas expressas em ominosas presenças bélicas próximas das fronteiras marítimas, aéreas e terrestres da Venezuela, bem como as que se registram cotidianamente no Caribe”, acrescentou.

Até o momento, 20 embarcações foram atacadas e um total de 80 pessoas foram mortas. O governo Trump acusa, sem apresentar provas, essas embarcações de pertencerem a cartéis de drogas latino-americanos e conter narcoterroristas e carregamentos de drogas rumo aos EUA.

“O CoNaB anseia que tenham ficado para sempre no passado as sombrias épocas em que os processos de desenvolvimento soberano e popular que surgiam em nossos países latino-americanos eram violentamente interrompidos pela intromissão imperialista”, afirmou o Comitê, manifestando sua total solidariedade com o povo venezuelano em sua luta para manter sua dignidade soberana.

JAVIER MILEI DESRESPEITA A AUTODETERMINAÇÃO DOS POVOS

Nesse sentido, o texto critica o governo de Javier Milei, que, nas últimas horas, exigiu uma ação imediata da Corte Penal Internacional na Venezuela e pediu a prisão do presidente Nicolás Maduro.

“Com essa atitude hostil e tomada sem consulta, a Argentina da Doutrina Drago rompe com toda sua linha histórica de respeito à autodeterminação dos povos e à resolução pacífica das questões internacionais. Caso avance a aventura à qual o governo do presidente Javier Milei, com essa Doutrina Quiroz, está convidando, a Venezuela pode ser vítima de uma invasão cujas consequências afetarão toda a América Latina”, advertiu

O comunicado conclui: “Por essa razão, o CoNaB repudia a posição assumida pelo governo de Milei e convoca uma declaração expressa de solidariedade por parte dos partidos políticos e das organizações sociais argentinas que têm a unidade latino-americana entre suas bandeiras fundadoras, assim como da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), e a definição de uma posição conjunta latino-americana e caribenha perante o Conselho de Segurança da ONU”.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *