O intelectual Luis Britto Garcia alertou para o fato da criptodivisa petro, nova moeda digital venezuelana, estar respaldada no petróleo, o que põe em xeque a própria soberania, ao deixar a principal riqueza do país vulnerável à manipulação de especuladores externos.
“O petro, ao implicar uma entrega de barris de petróleo, praticamente compromete as reservas petrolíferas da Venezuela. Felizmente, a emissão será por um setor limitado, mas poderia ser que nossa riqueza de hidrocarbonetos caísse de repente em mãos de investidores estrangeiros”, declarou Garcia, em entrevista ao programa José Vicente Hoy, do jornalista José Vicente Rangel.
Neste sentido, o intelectual venezuelano defendeu que a criptodivisa precisaria ter todos os elementos de segurança relativos às operações de crédito público, e sublinhou que o petro, por ser a emissão de um símbolo monetário, deve estar sob controle do Banco Central de Venezuela (BCV).
Ainda assim, disse, por ser um título, o petro poderia ser facilmente alvo de manobras. “Ele pode se prestar a manipulação para se adquirir o petróleo na baixa e depois os fundos abutres poderiam aumentá-lo em 100%”, acrescentou.
Vice-presidente durante o governo de Hugo Chávez, o jornalista José Vicente Rangel (2002-2007), tem contribuído com seu programa por meio de inúmeras reflexões sobre o preocupante momento que vive seu país e seu povo. “Não há salários que suportem o obsceno aumento dos preços dos artigos de primeira necessidade, nem a dramática situação a que chegaram os medicamentos”, assinalou. Segundo Rangel, “é insuportável o custo de vida e é impossível calar ante um fenômeno que afeta por igual a todos os habitantes do país, sem exceção, sem distinção social e política”. “O que está ocorrendo não tem explicação, ninguém convence, nem os porta-vozes do governo nem os empresários”, enfatizou.
Meu tio é psiquiatra, desde o fim dos anos 1970. Com mais de 40 anos de prática, em psiquiatria. Caso conheça alguém que esteja querendo comprar a tal criptodivisa petro, a nova moeda digital venezuelana, me informe, para eu marcar uma consulta com meu tio psiquiatra. Só um doido pode pensar em comprar uma moeda digital feita na Venezuela da Maduro, que por sinal, anda cada vez mais podre…