
O advogado Leandro Mathias Novaes, detentor de uma licença de Caçador, Atirador e Colecionador de armas (CAC), pagou o preço por descumprir normas de um laboratório médico, ao ter a arma disparada ao acompanhar a mãe durante um exame de ressonância magnética.
O dispositivo, que estava na cintura do homem, entusiasta do armamento da população, disparou quando a máquina usada para o procedimento foi acionada e o magnetismo puxou a arma que estava na cintura de Leandro e disparou, atingindo o homem na região do abdômen.
Por conta dessa “imprudência”, Leandro foi parar na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Luiz, em São Paulo. O fato ocorreu no Laboratório da Cura, na Avenida Brigadeiro Luís Antônio, área central de São Paulo, quando o advogado levou a mãe para o exame, segundo as investigações da polícia.
A providência é necessária por se tratar de um local com campo magnético e é necessário que até o acompanhante precisa retirar objetos metálicos. Antes de entrar no local, Leandro assinou um termo em que concordou com as orientações para acessar a área.
Ele passou por cirurgia na última terça-feira (17) e segue na UTI em estado grave, de acordo com informação dada ao UOL por um funcionário do escritório de advocacia onde Novaes trabalha.
Um colega de Leandro Mathias Novaes que não quis ser identificado afirmou à reportagem que o estado de saúde do advogado é considerado “grave”, e que a vítima deveria passar por mais uma cirurgia na manhã desta quinta-feira (19).
“Antes de entrar no local, o homem assinou um termo de contraindicação de campo magnético para os acompanhantes. Ele foi socorrido ao Hospital São Luiz, onde permaneceu internado”, diz a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP), em nota.
A SSP informou que o caso é investigado por meio de inquérito policial instaurado pelo 15º DP, responsável pela área dos fatos. A polícia também averiguou a numeração da arma do advogado e constatou que o armamento está registrado.
Novaes tem sete mil seguidores no Tik Tok, – e na plataforma para postagem de vídeos curtos – aborda justamente regras jurídicas para posse e porte de armas. O advogado armamentista interage com os internautas com explicações a questionamentos como “Quantos tiros posso dar em legítima defesa?”.
Assim que se recuperar e retomar seu trabalho na plataforma digital, espera-se (como requer o bom senso) – que o “influencer de armas ou “pernsonal trainer armamentista” – recomende aos seus seguidores, a jamais portarem uma arma no interior de uma sala de ressonância magnética ou algo do gênero.