A Associação Nacional dos Fabricantes de Autopeças (Anfape) não descarta ir à Justiça contra as montadoras Volkswagen, Fiat e Ford por monopolizar o setor de autopeças de reposição.
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) arquivou o processo da Anfape na semana passada. A denúncia contra as montadoras foi apresentada ao Cade em 2007.
Segundo os fabricantes, as empresas exerceram de forma abusiva os direitos de propriedade intelectual sobre os desenhos industriais, com a finalidade de impedir a produção e venda de autopeças por fabricantes independentes.
A decisão do Cade prejudicará o consumidor brasileiro, que terá como única opção recorrer às concessionárias autorizadas pelas montadoras estrangeiras de veículos toda a vez que tiver que repor alguma peça, alerta a entidade.
Depois de uma longa e polêmica discussão, os representantes da entidade acreditaram que o órgão antitruste acataria o argumento de que as três montadoras três montadoras “abusaram do seu direito de petição” ao acionar os que fabricaram peças sem licenciamento prévio para revendê-las no mercado de reposição. “Não poderíamos nunca imaginar isso”, declarou Roberto Monteiro, diretor executivo da Anfape, ao Valor Econômico.