Incertezas na economia pioraram a avaliação do presidente. Aprovação caiu de 60% para 54%
Pesquisa Quaest, divulgada nesta quarta-feira (25), mostra que a atuação do presidente Lula é aprovada por 54% dos brasileiros enquanto 42% o desaprovam. O número é seis pontos inferior ao levantamento anterior, de agosto, quando a pesquisa apontou aprovação de 60%.
Na percepção geral do governo, a avaliação positiva caiu de 42% para 38%. O número dos que acham o governo regular se manteve em 29% e os que avaliam como negativo subiu de 24% para 29%.
As incertezas quanto à situação econômica do país interferiram na avaliação que os brasileiros estão fazendo do presidente. Segundo a pesquisa, 32% avaliam que a economia brasileira piorou no período, um salto de nove pontos em relação ao percentual medido em agosto. Já o índice dos que consideram que a economia melhorou se manteve estável, em 33%.
Evolução da avaliação do desempenho de Lula
A região onde Lula é mais bem avaliado é o Nordeste, com 68% (em agosto era 72%). Entre as mulheres, o presidente Lula segue bem avaliado, mas também apresentou queda de 60% para 55% de aprovação. Entre os jovens também caiu a aprovação, de 59% para 52%.
Nos pesquisados com ensino fundamental completo, a queda na aprovação foi de 67% para 63%. Entre os que recebem até dois salários, a aprovação variou de 68% para 63%. Entre os pretos, a aprovação caiu de 70% para 60% e entre os pardos, de 60% para 41%. A aprovação de Lula também caiu entre católicos (63% para 60%) e entre evangélicos (50% para 44%).
O maior salto de avaliações negativas apareceu entre eleitores que declararam voto no ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), grupo em que Lula vinha conseguindo mitigar sua reprovação nos últimos meses, segundo a Quaest. Na pesquisa deste mês, 60% dos eleitores bolsonaristas de 2022 classificaram o governo como negativo, mesmo patamar registrado em abril. Desde então, a reprovação de Lula neste eleitorado havia caído para 55% em junho e, depois, para 51% em agosto.
Segundo a pesquisa, mais de sete em cada dez entrevistados aprovaram as medidas tomadas pelo governo Lula para o resgate de brasileiros em Israel e na Faixa de Gaza. A postura de Lula diante do conflito, contudo, teve avaliação mais dividida: 35% consideraram positiva, e 23%, negativa. Outros 31% consideraram regular a atuação do presidente.
Eu Paulo aprovo o governo arual do Presidente Lula do PT 13. Mas discordo dele ter indicado um politico de Centro – direita para ocupar o cargo importante do ministerio dos Esportes. Sugiro ao atual governo que mantenha na TV e no Radio a Propaganda Partidaria Politica na TV e no Radio , que melhorem o atendimento nos hospitais federais e nos postos do ministerio do Trabalho . E Sugiro ao atual Presidente Lula que mantenha no Cargo de Ministra , por muito tempo : – a excelente e inteligente Senhorita Luciana Santos Filiada ao PC do B 65. Apenas isso.E assim ja esta muito bom. Gosto muito do Politico Ciro Gomes do PDTc12 e sou simpatizante do sindicato : – Conlutas e admirava eu no passado o Lider Sindical : Joaquinzao da antiga : C G. T. Muito obrigado e boa sorte a Todos os Politicos de esquerda.