Quatro chapas concorrerão às eleições para reitor e vice-reitor da Universidade de São Paulo (USP) que no final de outubro. O processo eleitoral acontece em duas etapas, a primeira será uma consulta a todos os docentes, alunos e funcionários, no dia 23 de outubro, é a chamada consulta pública. E a segunda, ocorre no dia 30 de outubro, com a eleição pelo colégio eleitoral da lista tríplice que será encaminhada ao governador para a nomeação do próximo reitor.
A atual gestão, muito criticada por docentes, alunos e funcionários será representada pela Chapa 1, que tem o atual vice-reitor, Vahan Agopyan, como candidato a reitor e Antônio Carlos Hernandes como vice. Vahan foi o principal porta-voz das medidas autoritárias tomadas pelo atual reitor, Marco Antônio Zago, para, segundo eles, enfrentarem “uma grave crise financeira da Universidade”. Essas medidas unilaterais da gestão que hora se encerra acabaram provocando uma insatisfação muito grande no meio acadêmico e entre alunos e funcionários e fizeram a USP despencar nos rankings de avaliação. A Chapa 2 é encabeçada pela professora Maria Arminda do Nascimento Arruda, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas e terá como vice, Paulo Borba Casella, da Faculdade de Direito.
O professor Ildo Sauer, uma das maiores autoridades em energia do país, ex-diretor da Petrobrás, e um dos criadores do Instituto de Energia e Ambiente da USP (IEE), do qual foi diretor, é o candidato da Chapa 3. Ele terá como vice o professor Tércio Ambrizzi, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Ildo é um crítico da atual gestão que, segundo ele, não levou em consideração que “a USP é muito maior do que a atual crise” e que “o maior patrimônio da Universidade é o seu corpo de docentes e funcionários”. “A USP chegou aonde chegou graças a excelência de seu corpo docente e técnico-administrativo”, diz ele, em seu programa.
A Chapa 4 é constituída pelo professor Ricardo Ribeiro Terra, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, candidato a reitor, e Albérico Borges Ferreira da Silva, do Instituto de Química de São Carlos, como candidato a vice-reitor. O primeiro debate entre os candidatos ocorrerá no próximo dia 5 de outubro em São Carlos. No dia 11 de outubro, eles se enfrentam em Ribeirão Preto e no dia 19 de outubro, acontece o último debate na capital.