“Um presidente de banco de investimento é consultado pelo presidente do BC sobre medidas de política monetária e de crédito que afetam diretamente a rentabilidade do banco de investimento. A confissão está gravada e é pública”, diz o economista José Luis Oreiro
O economista José Luis Oreiro cobrou do Senado Federal, nesta segunda-feira (25), a demissão do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e de toda a diretoria do BC, após a divulgação de áudio em que Campos Neto consultava o dono do banco BTG Pactual, André Esteves, sobre qual deveria ser a taxa de juros do Brasil.
Pelo facebook, Oreiro manifestou: “Um presidente de banco de investimento é consultado pelo presidente do Banco Central a respeito de medidas de política monetária e de crédito que afetam diretamente a rentabilidade do banco de investimento. A confissão está gravada e é pública. Se o Brasil for um país minimamente sério, o Senado Federal, no uso de suas atribuições legais, deve demitir imediatamente o presidente e toda a diretoria do BC por prova irrefutável de captura do regulador do sistema financeiro pelo regulado“.
Durante reunião com “investidores”, na quinta-feira (21), André Esteves disse que foi consultado pelo presidente do BC sobre qual seria o limite para a queda da Selic, a taxa básica de juros da economia, há um ano atrás, quando se discutia qual deveria ser o que os especuladores chamam de “lower bound” da taxa básica de juros.
“Eu achei que a gente meio que… caiu demais os juros na pandemia, para esses 2%. Eu me lembro que… tem um conceito que chama lower bound, alguns aqui já devem ter ouvido falar, que é qual a taxa de juros mínima. E eu me lembro que o juros tava assim em uns 3,5% e o Roberto me ligou para perguntar: ‘pô, André, o que você está achando disso, onde você acha que está o lower bound?’. Eu falei assim: ‘olha, Roberto, eu não sei onde que está, mas eu estou vendo pelo retrovisor, porque a gente já passou por ele. A gente… acho que em algum momento a gente se achou inglês demais e levamos esse juros para 2%, o que eu acho que é um pouquinho fora de apreço. Acho que a gente não comporta ainda esse juros”, relatou Esteves sobre a conversa com Campos Neto.
Na sexta-feira (22), após a debandada de sua equipe, Paulo Guedes ao anunciar o novo secretário de Tesouro e Orçamento, num ato falho, anunciou o nome do dono do BTG Pactual, André Esteves, no lugar de Esteves Colnago. Depois tentou desconversar sobre o motivo de tanta intimidade, afinal Paulo Guedes foi fundador do Banco Pactual, onde fez uma fortuna estimada em US$ 150 milhões.
Recentemente, veio a público que Paulo Guedes possui uma empresa offshore, a Dreadnoughts (Encouraçados), com uma fortuna escondida no valor de US$ 9,5 milhões nas Ilhas Virgens Britânicas, um paraíso fiscal.
Segundo apurou o Poder360, as declarações de André Esteves foi num evento tradicional do BTG Pactual, chamado “Future Leaders”, com filhos de grandes empresários. O áudio foi divulgado pelo site Brasil247.