![](https://horadopovo.com.br/wp-content/uploads/2018/09/P4-Candinho.jpg)
Candinho Neto*
Os Blocos Carnavalescos de São Paulo já estão se articulando rumo ao Reinado de Momo 2019. Dois importantes eventos movimentaram no inicio do mês de setembro o universo carnavalesco de rua com as sugestões de melhorias por parte dos blocos e pesadas reclamações por parte de Associações de Moradores contrárias a realização da grande festa popular em suas respectivas regiões.
Neste contexto as autoridades municipais diretamente envolvidas no Carnaval de Rua, bem como órgãos de seguranças públicas e o Ministério Público Estadual tiveram atuações no monitoramento e encaminhamento de questões que já despontam como pontos favoráveis a realização de outro Carnaval campeão de público e audiência com comportamento capaz de respeitar além os blocos, os foliões e principalmente os moradores de São Paulo.
SEMINÁRIO DA SECRETARIA DAS PREFEITURAS
No sentido de definir novos caminhos rumo ao “Carnaval de Rua 2019” a Secretaria das Administrações Regionais realizou em setembro o 1º SEMINÁRIO CAMINHOS DO CARNAVAL. O encontro reuniu blocos carnavalescos de diversas regiões paulistanas para debater questões sobre trajetos, guia de regras, edital e questões de interesse para os quase 500 blocos.
A Secretaria irá fornecer apoio às entidades da festa de rua de São Paulo disponibilizando ambulância ambulâncias e carros de som para cerca de 150 blocos de até 4 mil foliões. O fundo que financiará estas questões virá de cortes advindos de despesas com equipamentos como palco, som, iluminação constantes da aplicação de verba por parte dos patrocinadores que venceram licitações em carnavais passados. O evento realizado na FECAP contou com a presença do Secretário Marcos Penido e o Secretário Adjunto Alexandre Madonezi que ouviram atentos às reivindicações de vários blocos e representantes dos grupos Fórum dos Blocos e Unidos Venceremos, além da UBCRESP – União dos Blocos Carnavalescos do Estado de São Paulo, Banda do Candinho dentre outros.
REUNIÃO NO MPE
A reunião no Ministério Público Estadual também no início de setembro foi convocada pelo promotor César Martins da 5ª Vara de Urbanismo no sentido de ouvir representantes dos Blocos Carnavalescos de São Paulo, Associações de Moradores sob os olhares atentos de órgãos públicos como a Secretaria das Prefeituras Regionais, Policia Militar, Guarda Civil Metropolitana, CET – Companhia de Engenharia de Transito.
Ao final do encontro o Promotor Público comentou que não se oporá aos desfiles de blocos pequenos e médios, apenas se atendo a discussão cuidadosa com os chamados mega blocos, elogiando o documento entregue pelos blocos carnavalescos representados pelo Grupo Unidos Venceremos que, além de reivindicações para a melhoria em favor dos diversos desfiles em diferentes regiões da cidade, se destacando segundo o titular da 5ª Vara de Urbanismo a evolução histórica do Carnaval de Rua desde a antiguidade, passando por sua introdução no Brasil pelos portugueses no Século XIX, até chegar no tamanho atual que beira ao gigantismo cada vez mais crescente. A mencionada história do CARNAVAL DE RUA será publicada em vários capítulos aqui no Jornal HORA DO POVO.
Também se manifestaram na reunião do Ministério Público Estadual os representantes do Grupo FORUM DOS BLOCOS, UBCRESP – União dos Blocos Carnavalescos do Estado de São Paulo – ABASP – Associação das Bandas Carnavalescas de São Paulo que rebateram com veemência os inúmeros ataques de moradores e associações contrárias radicalmente ao Carnaval de Rua de São Paulo.
Candinho Neto é jornalista especialista em Carnaval, colaborador da Hora do Povo e fundador da Banda do Candinho & Mulatas