O número de casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19) no Brasil subiu de 34 para 69. O último balanço divulgado na tarde desta quarta-feira, 11, pelo Ministério da Saúde, fala em 52, mas posterior a isso, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia confirmou um novo caso e o Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, divulgou a confirmação de 16 novos casos.
São Paulo é o estado com o maior número de casos, são 46 pacientes no total. Os outros casos estão localizados no Rio de Janeiro (13), Bahia (2), Rio Grande do Sul (2), Minas Gerais (1), Espírito Santo (1), Alagoas (1) e Distrito Federal (2).
Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, no último boletim, há 907 casos suspeitos, que estão sendo monitorados. Até agora, 935 já foram descartados.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, há pouco, que o novo coronavírus agora é classificado como pandemia. De acordo com o órgão, há mais de 118 mil casos em 114 países e 4.291 pessoas morreram.
Essa definição em nada muda as ações do Brasil, segundo informou o ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta.
“Qualquer pessoa que chegue no Brasil ainda neste momento, com febre, tosse, gripe, já tem nexo para você poder falar: ‘oh, é um caso suspeito'”, afirmou.
Na terça-feira (10), durante um discurso em Miami, nos Estados Unidos, Bolsonaro disse a uma plateia de empresários brasileiros e americanos que a “questão do coronavírus” não é “isso tudo” e se trata muito mais de uma “fantasia” propagada pela mídia.
“Obviamente temos um momento de crise, uma pequena crise. No meu entender muito mais fantasia, a questão do coronavírus, que não é isso tudo que a grande mídia propaga pelo mundo todo. Alguns da imprensa conseguiram fazer duma crise a queda do preço do petróleo, mas isso não é crise, obviamente problema da bolsa, isso acontece esporadicamente“, afirmou.