A CBF entrou com uma reclamação junto à FIFA para saber porque não foi acionado o VAR (sistema de árbitro de vídeo) no lance que prejudicou o Brasil. O protesto é quanto a um empurrão do meia Zuber em Miranda, antes de cabecear a bola à rede. Para os jogadores e para o técnico Tite, houve falta clara no zagueiro brasileiro após cobrança de escanteio.
“O lance do Miranda foi muito claro. E não estou justificando o resultado”, disse o treinador da Seleção após o jogo. Os jogadores brasileiros chegaram a reclamar antes mesmo do reinício do jogo, assim que o telão da arena em Rostov exibiu o replay do lance. O árbitro mexicano César Ramos, porém, não deu ouvido a eles. A Fifa diz que o árbitro acertou, mas condenou o replay no telão.
A CBF quer entender quais são os critérios da Fifa para a utilização do VAR. O recurso, pela primeira vez permitido em uma Copa do Mundo, já foi utilizado em outras partidas.
A Seleção voltou a treinar nesta segunda-feira, em Sochi. Na quarta, a delegação já embarca para São Petesburgo, palco da partida contra a Costa Rica, na próxima sexta, pela segunda rodada do Grupo E.
No jogo contra a Suíça o Brasil dava a impressão de que venceria com facilidade. Felipe Coutinho abriu o placar com um chute de longa distância, da meia esquerda, de curva, pegando o ângulo esquerdo do goleiro Yann Sommer. O jogo foi para o intervalo com o Brasil dominando a partida.
A volta já não foi tão boa. A atenção dos jogadores diminuiu e, aos seis minutos, um vacilo da defesa levou a Suíça ao empate. Num escanteio, Zuber empurra Miranda e faz o gol de cabeça. Neste momento o árbitro eletrônico deveria entrar em ação mas não foi isso o que aconteceu. A partir daí, a seleção de Tite atacou várias vezes mas não conseguiu o desempate. Entraram na segunda etapa Renato Augusto, Fernandinho e Firmino.
Ao final uma jogada polêmica. Gabriel Jesus cai na área, as imagens mostram o zagueiro abraçando o jogador brasileiro que virava para finalizar, mas o juiz não marcou nada. Mais uma vez o árbitro eletrônico, mecanismo introduzido pela primeira numa Copa do Mundo, e que evitaria decisões subjetivas dos árbitros de campo, não foi acionado.
Com esse resultado, a Sérvia assume a liderança do grupo E, com três pontos, após vencer a Costa Rica por 1×0. Na sexta-feira (22) o Brasil enfrenta a Costa Rica às 9 horas da manhã, na Rostov Arena, em Rostov on Don. No dia 27 de junho, quarta-feira, às 15 horas, o Brasil vai enfrentar a Sérvia ainda no mesmo estádio.