O publicitário João Santana comentou nas redes sociais a nova pesquisa do Datafolha, avaliando que “o cenário para Ciro [Gomes] é o melhor possível”.
“O que o novo Datafolha mostra nas entrelinhas:
1.) Bolsonaro está derrotado, independente do adversário, e agora correrá para não ficar de fora do 2o turno através da polarização.
2.) O voto “mole (acima de 20%)” de Lula pode migrar caso Bolsonaro não vá para o segundo turno”, analisou pelo Twitter.
3.) O favoritismo de Lula só se confirma com Bolsonaro no segundo turno, o q colocará a polarização como estratégia principal de sua campanha ao mesmo tempo em que nega o impeachment, que tiraria Bolsonaro da disputa.
4.) Sem Huck e Moro, Ciro se consolida como favorito na 3a via.
5.) A insistência em não colocar Ciro nas pesquisas num cenário de disputa com Lula mostra que ainda há resistência ao seu nome na imprensa, que tenta consolidar a 3a via com outros nomes sem sucesso.
6.) Sem Huck e Moro, Ciro aparecerá próximo de tirar Bolsonaro do segundo turno.
7.) O cenário para Ciro é o melhor possível, pois é o único além de Lula que ganha facilmente de Bolsonaro e, ao mesmo tempo, é o único nome capaz de tirar votos tanto de Lula como de Bolsonaro. Ciro, assim, se consolida como o grande coringa capaz de unir o Brasil em 2022”.
O marqueteiro, que já comandou a campanha eleitoral de Lula, ainda faz um questionamento: “Uma provocação pertinente: quem vocês acham que Lula e o PT preferem no segundo turno: Bolsonaro ou Ciro?”
Segundo o Datafolha, na pesquisa estimulada, no primeiro turno, Lula (PT) vence com 41% seguido de Bolsonaro com 23%. Em terceiro, aparece Sérgio Moro empatado tecnicamente com Ciro Gomes (PDT), com 7% e 6% da intenções de voto respectivamente.
Luciano Huck (sem partido) está com 4%, João Doria (PSDB) tem 3%, Luiz Henrique Mandetta (DEM) recebe 2% das intenções de voto e João Amoêdo (Novo) com 2%. Brancos/nulo/nenhum registram 9% e não sabe são 4%.
Na espontânea, isto é sem apresentar ao eleitor nomes para serem escolhidos, os resultados são os seguintes, no primeiro turno: Lula (PT): 21%, Jair Bolsonaro (sem partido): 17%, Ciro Gomes (PDT): 1%, Outros: 2%, Brancos/nulo/nenhum: 8% e não sabem atingem 49% dos entrevistados. Na espontânea, portanto, metade da população ainda não sabe em quem votar.
Na disputa de segundo turno, Jair Bolsonaro perde para Lula (PT), para Ciro (PDT) e para João Doria (PSDB). Lula (PT) aparece com 55% e Bolsonaro (sem partido) com 32%; Ciro (PDT) recebe 48% dos votos e Bolsonaro (sem partido) 36%; Doria (PSDB) tem 40% e Bolsonaro (sem partido) 39%. Lula vence os demais candidatos, mas não foi considerada pela pesquisa uma disputa de segundo turno entre Lula e Ciro Gomes.
O índice de rejeição é liderado por Bolsonaro com 54% dos entrevistados. Lula aparece em seguida com 36% de rejeição, seguido por Doria (30%, Huck (29%), Moro (26%) e Ciro (24%), de rejeição.