A Central Geral dos Trabalhadores do Brasil emitiu uma declaração de solidariedade ao povo sírio e de saudação à vitória síria sobre os terroristas instigados e alimentados pelos Estados Unidos. Devido à importância do posicionamento de representantes dos trabalhadores brasileiros diante da gravidade que representou esta agressão, publicamos a declaração na íntegra:
A CGTB – Central Geral dos Trabalhadores do Brasil – se congratula e se solidariza com os trabalhadores, o povo e o exército da Síria por sua decidida resistência aos oito anos de uma guerra terrorista articulada e preparada pelas grandes potências estrangeiras.
CONDENAMOS a política dos EUA apoiada pelos governos da Inglaterra, da França e seus seguidores na região, Turquia, Catar e Arábia Saudita que pretende obcecadamente, desde a invasão do Iraque em 2003, a mudança do regime da Síria e a derrubada de seu legítimo presidente Bashar Al Assad.
DENUNCIAMOS os EUA, a França e a Inglaterra como os grandes responsáveis pelas maiores guerras desde a vitória das forças aliadas sobre o nazismo na Segunda Guerra Mundial por meio de agressões que seguem acontecendo neste início de século. Todas elas, guerras de dominação e controle de matérias-primas que deixaram um legado de morte, sofrimento e destruição. Todas elas sob falsos pretextos, forjados pela CIA, como as tais “armas de destruição em massa”, os “massacres da população”, a “limpeza étnica” ou a “guerra ao narcotráfico”.
RECHAÇAMOS veementemente que os EUA, a França e a Inglaterra, uma vez mais, justifiquem o ataque letal contra a Síria, com base em evidências falsas e encenadas sobre a utilização de armas químicas na cidade de Douma, exatamente no momento em que os terroristas, apoiados pelas potências coloniais, estão sendo derrotados pelo exército Sírio que libertou Ghouta oriental.
REITERAMOS que os EUA com suas ações estão favorecendo os grupos terroristas que eles criaram e treinaram e são os responsáveis pela catástrofe humanitária criada com milhares de mortos e refugiados e colocando em risco a soberania dos povos e das nações.
EXIGIMOS a retirada imediata das forças norte-americanas de todo o território soberano sírio.
PARABENIZAMOS o patriotismo do povo sírio, de seu governo e do exército nacional que há 8 anos lutam com garra e heroísmo contra o terrorismo. Este exemplo de determinação inspira estimula a luta de todos os povos contra a agressão do imperialismo decadente.
SOMAMOS nossa voz à da Federação Geral de Sindicatos Sírios, da Federação Sindical Mundial e de todo o povo Sírio contra os planos dos governos dos países imperialistas que derramam o sangue dos povos para garantir os interesses dos seus monopólios”.
Viva os Trabalhadores e o Povo Sírio na luta em defesa da Pátria!
Viva o Heroico Exército Sírio!
Viva o grande líder sírio da guerra patriótica contra a invasão terrorista – Bashar Al Assad!