“Chantagem de Trump contra o Brasil não será tolerada”, diz vice-líder do governo

Vice-líder do governo, deputado Renildo Calheiros (PCdoB-PE)

Deputado Renildo Calheiros (PE), também líder da bancada do PCdoB, posicionou-se, por meio das redes digitais, na quinta-feira (10), sobre a sobretaxa dos produtos brasileiros na relação comercial com os EUA  

O deputado Renildo Calheiros (PCdoB-PE) afirmou que o anúncio do governo estadunidense de tarifar em 50% as exportações brasileiras “deve ser repudiado”.

“Agora teremos pela frente o desafio de saber quem é — de fato — patriota. Porque tem uns que acham que ser patriota é bater continência para bandeira dos Estados Unidos. Quero ver quem virá defender os interesses da nossa pátria”, disse.

Em um evento nos EUA, Bolsonaro bateu continência para a bandeira norte-americana.

“O Brasil é um País soberano e a soberania não se negocia. É uma luta de muitos anos para que nós tivéssemos construído a Nação brasileira.

“Aqui em nosso País, o Poder Judiciário é autônomo e independente. Não é o presidente da República que manda no Judiciário. Isso é não conhecer a separação entre os 3 poderes [da República] e não conhecer a democracia brasileira”, critica o parlamentar.

“Nós não vamos aceitar ameaças, intimidações, chantagens, venha de onde vier. É profundamente lamentável ver Trump desrespeitar a diplomacia, a lógica, a Organização Mundial do Comércio, entidade internacional própria para as negociações comerciais entre os países”, destaca.

RESPEITO À HISTÓRIA BRASILEIRA

O líder do PCdoB na Câmara dos Deputados disse também que “desrespeitar toda a nossa história diplomática, com a diplomacia profissional, as nossas relações econômicas e comerciais” é tentar se intrometer nos assuntos internos do Brasil.

Desse modo, “Trump atinge a todos, desrespeita o mundo inteiro. E agora abriu capítulo especial com o Brasil. De desrespeito ao nosso País e à nossa soberania”, pontua.

A medida que o presidente estadunidense quer impor ao Brasil, unilateralmente, é “absurda e injusta, com mentiras, inclusive, porque na relação comercial do Brasil com os Estados Unidos, o Brasil é que tem déficit nessa balança comercial”, esclarece.

“O superávit é do lado dos Estados Unidos. A informação de Trump na carta é simplesmente mentira. Visa atingir toda nossa economia, trazer dificuldades para nosso País, gerar desemprego e tentar ver nosso País agachado.

EDITORIAIS DA FOLHA E DO ESTADÃO

“O editorial do jornal Folha de S.Paulo chamou a carta de Trump de ‘chantagem rasteira’ recheada de mentiras, incoerências e ataques à nossa independência institucional.”

O Estado de São Paulo foi direto no editorial de quinta-feira (10). “Disse que a manifestação tem tom e ‘coisa de mafioso’ tentando forçar o Brasil a se curvar. Não vamos ceder, o Congresso aprovou lei que garante ao governo brasileiro as ferramentas para reagir com autonomia, soberania e altivez, a chamada Lei da Reciprocidade.”

DEFENDER O BRASIL

“Se o Brasil não se fizer respeitar, nem negociação haverá para resolvermos essa situação. Quem é patriota de verdade defende o Brasil, não repete o discurso de Trump, nem presta continência para os interesses de fora, para bandeira de fora”, contradita.

“Quem é brasileiro não passa pano para quem nos agride e quer quebrar nosso País”, completa.

E conclui: “O governo Lula, tem nosso total apoio para tomar as medidas necessárias. E vamos responder à altura, da nossa história, da nossa dignidade e do povo brasileiro.”

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *