Túnel de vento, instumento laboratorial usado em experimentos de aerodinâmica consegue atingir velocidades superiores às da entrada de naves espaciais na atmosfera terrestre
Um novo túnel de vento de alta potência, capaz de recriar as condições de voo mais extremas de qualquer dispositivo desse tipo no planeta, foi criado em Sichuan, na China, registrou o South China Morning Post (SCMP), jornal de Hong Kong.
A velocidade que é atingida pelo novo túnel de vento é de Mach (33 vezes a velocidade do som, ou 11,5 km por segundo), o que é superior à velocidade de reentrada de naves espaciais na atmosfera da Terra a partir da órbita, normalmente Mach 25. Seu diâmetro é o dobro do tamanho do anterior maior túnel de vento de alta velocidade.
O que permite testar não apenas armas e veículos hipersônicos, que têm velocidade superior a Mach 5, mas também naves espaciais projetadas para tudo, desde retornar à Terra até escapar da gravidade da Terra e pousar em outros planetas.
“[Nós] construímos o maior túnel de vento de tubo de expansão acionado por pistão livre do mundo com alta entalpia”, disse Lyu Zhiguo, que liderou uma equipe do Instituto de Aerodinâmica de Hipervelocidade do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Aerodinâmica da China em Mianyang, ao SCMP. Entalpia é um termo que descreve a energia necessária para manter um sistema termodinâmico intacto em relação ao ar circundante.
O túnel de ultra-alta velocidade é descrito como um túnel acionado por pistão livre, um projeto inventado pelo engenheiro espacial australiano Raymond Stalker na década de 1960 como uma alternativa aos túneis de vento movidos a hidrogênio em uso.
Stalker propôs um projeto que usava nitrogênio em vez disso, que é muito mais barato, e que foi impulsionado a velocidades extremas por um pistão de disparo rápido.
Desde a década de 1980, os designs de Stalker proliferaram em todo o mundo, mas o design chinês é uma melhoria, de acordo com a equipe de Lyu. Esse design reduz a vibração, o que aumenta a precisão da medição e usa um pistão muito mais forte que é reutilizável e reduz custos.
No entanto, seu tubo ainda sofre o principal problema de todos os túneis de vento Stalker: ele só produz o efeito por alguns milésimos de segundo.
Outro túnel de vento semelhante em Pequim, chamado JF-22, deverá abrir em breve e será capaz de reproduzir velocidades de Mach 30.
Pequim investiu pesadamente em tecnologia hipersônica, colocando em campo várias armas hipersônicas capazes de escapar de quase todos os tipos de sistemas de defesa aérea, mas também está investindo em projetos para viagens de carga e passageiros a velocidades acima de Mach 5.
Na semana passada, pesquisadores chineses em Pequim anunciaram que estabeleceram com sucesso – e repetidamente – comunicações terrestres com um veículo hipersônico.
Avanço que, como registrou o portal Sputnik, pode ajudar o controle de solo a evitar o período de “apagão” experimentado por uma espaçonave durante a reentrada e, ainda, poderá vir a permitir que os militares emitam ordens de precisão para armas hipersônicas em pleno voo, incluindo um “botão de matar” para abortar a missão a qualquer momento.